Como evitar lesões musculares na academia

Lesões Musculares,

Você deve ter alguns cuidados simples na hora de fazer o seu treino, não apenas em relação aos acidentes que podem acontecer nas academias. No caso de uma queda de anilha por exemplo, isto pode lhe machucar mesmo!

A intenção aqui é dar algumas dicas simples, mais que muitos praticantes ainda desconhecem ou não utilizam na hora de fazer o seu treino. Algumas pessoas acabam sofrendo lesões, muitas vezes graves, e ficam por meses sem poder treinar.

Veja algumas dicas de como minimizar as possibilidades de ter lesões musculares na academia:

Aquecimento

aquecimento

  • O aquecimento é muito importante para prevenir lesões, pois um aquecimento bem feito “avisa o seu corpo do que esta por vir”, além de preparar as articulações para suportarem mais cargas e a irrigação dos músculos locais. Lembrando que é aquecimento e não alongamento.

Atenção na montagem dos pesos

lesões-musculares

  • O descuido com uma anilha pesada pode causar fraturas e cortes, isto pode até parecer coisa de iniciantes, mais está sujeito a acontecer com qualquer um, principalmente quando não estamos focados no treino. Caso aconteça isso com você, jogue o equipamento para os lados derrubando as anilhas lateralmente, como na imagem ilustrativa acima.

Cinturão 

cinturão-segurança

  • O uso do cinturão minimiza os riscos de lesões quando na execução de exercícios com mais cargas. Ele traz mais segurança pois estabiliza o tronco, com isso você ganha mais alinhamento postural e consequentemente consegue colocar cargas mais elevadas. Utilize o cinturão sempre quando for fazer um exercício com cargas mais elevadas e nunca deixe ele frouxo para não perder sua eficiência.

Cada um no seu quadrado 

não-copie-treino-dos-outros

  • Sempre tem aquele que vê um praticante fazendo certo exercício e também quer fazer, não é porque você viu certo praticante fazer um exercício e o “braço dele ta inchado” que você também deve fazer. Alguns movimentos funcionam para certas pessoas mais para outras não, foco no seu treino!

Não faça alongamentos forçados antes do treino 

alongamentos

  • O ideal antes do treino para prevenir lesões como já dito, é o aquecimento, alongamentos têm o potencial de provocar lesões, caso sejam feitos por muito tempo ou feitos de maneira agressiva.

A dor é o limite

a-dor-é-o-limite

  • Esta frase é muito polêmica, enquanto os mais preguiçosos usam ela como desculpa para encerrar o exercícios antes, os mais viciados em academia entendem que é preciso sofrer para ter ganhos na musculação, “não é bem assim”. Sentir desconforto e queimação nos músculos é uma coisa normal, agora se você estiver sentindo dor notórias nos tendões ou articulações durante a execução de um determinado exercício, não insista!

globo.com Sobrecarga na musculação pode provocar lesões nos joelhos

Conclusão:

  • faça aquecimento antes do treino e não alongamentos;
  • certifica-se de que as anilhas estão corretas, com os pesos iguais em ambos os lados;
  • use o cinturão para proteger sua lombar;
  • foque no seu treino, nunca tente imitar outro praticante, ele pode estar em um nível mais avançado que você;
  • sentir dor em tendões e ligamentos não é normal!

Seu objetivo é ganhar massa muscular? clique aqui e veja como você pode ganhar até 8kg de ganhos limpos…

Links úteis:

Como ganhar até 8kg de massa muscular em 8 semanas

Como ganhar massa muscular de forma natural

Você quer ganhar massa muscular definitivamente sem usar drogas anabólicas?

Até Logo,

bons treinos!

Douglas

Eu sou Douglas fundador do GanharMassaMuscular.net e do GMM Suplementos.

Minha missão é ajudar as pessoas a assumir o controle de sua saúde e aptidão, seguindo um estilo de vida saudável e agradável que não só lhes dá o corpo que sempre quis, mas permite-lhes viver uma vida longa, vital, livre de doença.

Todos os artigos do Ganhar Massa Muscular antes de serem publicados são estudados e pesquisados por fontes cientificas e por métodos utilizados por profissionais da área. Tudo isso para ajudar você, praticante amador ou profissional a conquistar os seus objetivos.

Website: http://www.ganharmassamuscular.net

    Comentários no Facebook