Os maiores mitos no treinamento feminino

Mitos e Verdade.O universo da musculação é cercado por muitas informações, tanto falsas quanto verdadeiras.

Vamos esclarecer alguns dos mitos que cercam a musculação.

1 – Mulher que levanta muito peso, fica com aparência masculina.

Este é um dos maiores mitos existente sobre musculação feminina, pois muitas mulheres acreditam que se levantarem muito peso na academia, poderão ter um grande aumento de massa muscular e ficarão com aparência masculina, principalmente na região superior do corpo (braços, peitoral e costas).

Isto ocorre devido ao alto nível de estrogênio presente no organismo feminino, que acaba dificultando o ganho de massa muscular. Enquanto os homens contam com a testosterona (hormônio anabólico) , que facilita a hipertrofia muscular.

mitos

2 – Os treinos devem ser diferentes para homens e mulheres.

Isso acontece muito devido ao preconceito de ambos os lados.

Como dito anteriormente, as mulheres acabam dando preferência a outras partes do corpo como pernas e glúteos, por “medo” de ficarem masculinizadas, enquanto muitos homens não gostam de fazer treino de pernas, simplesmente por acharem que é “coisa de mulher”.

3 – Mulheres devem dar mais atenção para o treino de membros inferiores.

O medo e preconceito existentes entre o público feminino ainda é grande.

Porém, para ajudar a minimizá-los, podemos dizer que, o treinamento de braços, costas e peitoral, além de não deixar a praticante “masculinizada”.

4 – Mulheres devem pegar pouco peso e realizar mais repetições.

Mito que surgiu em consequência dos já citados acima.

Acontece que, muitas mulheres preferem realizar várias repetições com cargas leves, do que o contrário.

mitos

5 – Se comer menos, emagreço mais.

Para emagrecer é preciso ter um balanço calórico negativo, ou seja, gastar mais calorias do que se ingere. E para favorecer essa queima calórica durante a atividade física, precisamos estar devidamente alimentadas e descansadas.

7 – Mais é melhor.

Um erro grave que não se limita somente ao público feminino.

Devemos ter em mente que, para um desenvolvimento muscular satisfatório e seguro, o descanso é fundamental.

Assim como você, seus músculos também necessitam de um período de descanso, o qual geralmente leva de 48 a 72h para se recuperar totalmente, ou simplesmente não vão “funcionar” tão bem durante os treinos.

Se quer aumentar seu peso em algum exercício por achar que já não apresenta tanta dificuldade, comece aos poucos e veja se ainda consegue executá-lo da maneira certa, caso isso não aconteça, permaneça onde está. A prática segura é fundamental para a continuidade nos treinos.

8 – Mulher só faz esteira.

Mesmo importante, o treinamento aeróbico não é o único caminho para a aptidão e ganho de resistência, pois o mesmo não ajuda o corpo no ganho de força, e nem mesmo no tão desejado “enrijecimento” muscular.
Embora seja bastante compreensível se sentir constrangida ou intimidada nos aparelhos de musculação, utilizar apenas a esteira, bicicleta ou outros aparelhos aeróbicos não ajudarão a obter os resultados desejados.

Ainda que você queira somente emagrecer, realizar um pouco de treinamento de resistência trará resultados satisfatórios. Ao construir mais massa muscular, você vai queimar mais calorias e obter um corpo magro mais rápido.

mitos

Esqueça os mitos e bom treino!

Raphaela Pereira

Formada em Educação Física e Pós Graduada em Fisiologia do Exercício e Prescrição do Exercício.
Atua nos campos de treinamento resistido, treinamento funcional, reeducação postural e reabilitação física através de exercícios funcionais e/ou resistidos, e técnicas específicas.

Website:

    Comentários no Facebook