Os Benefícios do agachamento e os motivos para você começar a fazê-lo

Benefícios-do-agachamento

O agachamento é um exercício perfeito para tornear pernas e tonificar os músculos do abdômen. Quer conhecer mais benefícios do agachamento? São diversos! A seguir você confere vários motivos para começar a fazer esta modalidade no seu treino.

Por que fazer agachamento?

Este é um exercício que melhora nossa mobilidade, além de fornecer mais velocidade em caminhadas e corridas. Ele aumenta a densidade dos ossos e diminui as chances de fraturas. Também fortalece a musculatura e evita dores e lesões nas costas.

Os benefícios do agachamento não param por aí. Ele proporciona saltos em altura mais altos, além de fornecer mais desempenho para atletas de esportes nas quadras ou em campo. Tudo isso acontece porque o agachamento é um exercício composto, que utiliza vários músculos durante sua execução.

Diante de todos estes benefícios, o agachamento é um dos melhores exercícios existentes, tanto para atletas, praticantes de musculação, e até para a comunidade em geral.

Os Cuidados ao praticar agachamento

cuidados-ao-fazer-agachamento

Após conhecer tantos benefícios do agachamento, é fácil dizer que todos devem praticar este exercício, correto?

Depende. Afinal, não é tão fácil assim fazer agachamento. É preciso ter cuidado para executar corretamente a modalidade, atentando-se para a carga e a postura. Além disso, é preciso cuidar para não prejudicar os joelhos.

agachamento-certo-e-errado

Praticantes mais velhos podem fazer o agachamento?

Os benefícios do agachamento podem ser desfrutados por todos, especialmente os idosos. Como citamos anteriormente, as chances de lesões diminuem pelo fortalecimento dos ossos e isso é bem interessante para pessoas em idade avançada.

O agachamento também contribui para a melhora da osteoartrite, além de dar mais equilíbrio a essas pessoas e fornecer mais velocidade para a caminhada, esporte comumente praticado por idosos.

Quem fizer agachamento terá fortalecimento de toda a parte inferior do corpo, além da musculatura central. Isso significa qualidade de vida em uma idade onde não é muito fácil obtê-la.

indicação para os agachamentos profundos

Um agachamento profundo é aquele onde há subida de toda a extensão do corpo, visando esticar o tendão da perna. Os benefícios do agachamento profundo são:

  • Melhora do desempenho em saltos;
  • Tornar o corpo mais forte;
  • Ter uma composição corporal melhor.

A execução correta deste agachamento é feita quando quadris e ombros levantam ao mesmo tempo.

Os benefícios do agachamento frontal

Como você pode perceber, são vários os benefícios do agachamento frontal. Os motivos para você começar a fazer esse exercício estão relacionados a atingir novos níveis de desempenho, melhorando a flexibilidade e a mobilidade, além de aumentar a sua força em outros treinos.

Porém, esse agachamento exige certa flexibilidade no quadril, nos ombros, tornozelos e punhos. Se você não executá-lo da forma correta, movendo os quadris para trás na subida, por exemplo, poderá deixar a barra cair ou você mesmo cairá com o rosto no chão.

É um tipo de agachamento mais indicado para pessoas com sensibilidade nos joelhos, pois coloca menos compressão nessa área.

O agachamento frontal é excelente para quem deseja trabalhar os músculos: reto abdominal,quadríceps e os eretores da espinha. Se você for iniciante na modalidade, pode se sentir mais confortável por executar o movimento sem a barra nas costas.

Além de tudo isso, os benefícios do agachamento frontal também dizem respeito à ativação da musculatura das costas, quando são usadas cargas pesadas nesta região.

E quanto ao músculo abdominal?

Na introdução desse texto informamos que o agachamento é excelente para tonificar os músculos do abdômen. Agora é o momento de falarmos sobre este benefício.

Independente do tipo de agachamento que você escolher, todos eles são ótimos para fortalecer os músculos abdominais, especialmente quando se contrai a barriga durante o movimento.

Na imagem abaixo mostra os músculos trabalhados pelo agachamento:

musculos-que-o-agachamento-trabalha

Mas, se você quiser desenvolvimento maior nesta região, recomenda-se também utilizar outros equipamentos, como forma de complementação. Podemos citar levantamentos e remadas, além de flexões.

Os levantamentos são essenciais; as remadas são boas para estabilizar o corpo durante a execução do exercício e; flexões são indicadas para proporcionar treinamento abdominal horizontal em posição estática. Esse último treino é adequado quando se tem desequilíbrio na parte inferior das costas ou nos ossos localizados na junção entre a perna e o quadril.

Está gostando do artigo? fique atualizado.

O agachamento é recomendado para qualquer praticante?

Como você pode perceber, são vários os benefícios do agachamento. Citamos diversos motivos para você começar a fazer esse exercício, mas nem todos podem praticar a modalidade. Antes, devem consultar um médico, que aprovará ou não a prática desta atividade física.

Depois, é preciso escolher uma academia de qualidade, que terá profissionais qualificados para orientar você quanto a melhor forma de execução do movimento. Se tudo isso tiver sido feito, é só se beneficiar com a prática do agachamento.

Quanto antes você começar, mais cedo perceberá o bem que ele fará por seu corpo. Especialmente para os jovens, o agachamento proporcionará melhor desempenho e prevenirá lesões. Se for praticado da maneira correta, não prejudicará seus joelhos, muito pelo contrário, os fortalecerá.

Começando mais cedo, os benefícios do agachamento serão notados por mais tempo, ainda mais porque o atleta aprenderá a treinar pesado mais cedo. Os jovens também terão a oportunidade de melhorar sua força e desenvolver o crescimento.

Para completar seu desenvolvimento corporal, é excelente levantar pesos. Isso colabora com o aumento do seu potencial.

Não tenho tempo de praticar agachamento

Diante destes benefícios do agachamento, muitas pessoas até gostariam de praticar o exercício, mas esbarram na falta de tempo. Obstáculo superado!

O agachamento é tão bom que inclusive diminui o tempo do atleta na academia. Em uma sessão é possível trabalhar diversos grupos musculares, queimar calorias, diminuir cintura e acelerar o metabolismo. Se você não tem muito tempo, peça para o treinador incluir uma sessão de agachamentos em seu treino.

Pratique agachamento agora mesmo!

São vários os motivos para você praticar agachamento. E você pode começar agora mesmo! Na academia você executa o movimento com barras e algumas técnicas, mas é possível melhorar sua mobilidade já. E sabe por quê?

Porque em nossa rotina diária nós praticamos o exercício do agachamento. Ele é feito quanto sentamos, nos abaixamos para pegar algo, levantamos, subimos escadas, etc. Fazer qualquer agachamento com frequência diminui as chances de lesões e fortalece a musculatura. Desfrute destes benefícios do agachamento agora!

Como fazer agachamento corretamente

veja no vídeo a técnica correta de como fazer agachamento:

Os principais tipos de agachamentos

1 – AGACHAMENTOS COM BARRA

agachamento-com-barra

O Agachamento com barra deve estar presente na rotina de todos que treinam.

clique para ver como fazer >>

2 – AGACHAMENTO FRONTAL COM BARRA

agachamento-frontal-com-barra

O agachamento frontal é provavelmente o melhor exercício para quadríceps, e, além disso, são benéficos para o corpo inteiro. O agachamento frontal permite que você coloque um pouco mais de ênfase no quadríceps. No início pode ser um pouco difícil executar o exercício corretamente, talvez você precise de muita prática. Mas vale a pena praticar, pois os resultados são ótimos.

clique para ver como fazer >>

3 – AGACHAMENTO HACK

agachamento-hack

Este exercício vai trabalhar bastante seus quadríceps. Evite levantar os calcanhares durante o exercício, não tem a mínima necessidade. Uma dica é tentar olhar sempre para frente.

clique para ver como fazer >>

4 – AGACHAMENTO BÚLGARO

agachamento-bulgaro

Essa é uma variação muito forte dos agachamentos e você só poderá trabalhar uma perna por vez. É sem dúvida alguma um dos melhores.

clique para ver como fazer >>

5 – AGACHAMENTO COM CINTO

agachamento-com-cinto

A maioria dos praticantes não sabe nada sobre esse exercício. Mas não o menospreze, ele é ótimo em termos de força e desenvolvimento muscular.

clique para ver como fazer >>

6 – AGACHAMENTO ZERCHER

agachamento-zercher

Essa variação pode ser um pouco difícil de se fazer no início, mas com a prática seu corpo vai se acostumando.

clique para ver como fazer >>

7 – AGACHAMENTO LUNGE

agachamento-lunge

Essa variação pode ser feita tanto com barra ou halteres.

clique para ver como fazer >>

Se você gostou deixe um comentário abaixo e compartilhe esse artigo com seus amigos!

Até a próxima.

Forte Abraço!

Douglas GMM

Receba em seu email o E-book gratuito treinos de 15 minutos que derretem a gordura + os melhores artigos e Vídeos exclusivos do blog, (vídeos só para quem é cadastrado)

Douglas

Eu sou Douglas fundador do GanharMassaMuscular.net Minha missão é ajudar as pessoas a assumir o controle de sua saúde e aptidão, seguindo um estilo de vida saudável e agradável que não só lhes dá o corpo que sempre quis, mas permite-lhes viver uma vida longa, vital, livre de doença. Todos os artigos do Ganhar Massa Muscular antes de serem publicados são estudados e pesquisados por fontes cientificas e por métodos utilizados por profissionais da área. Tudo isso para ajudar você, praticante amador ou profissional a conquistar os seus objetivos.

Website: http://www.ganharmassamuscular.net

Comentários no Facebook