Os 3 principais biotipos e o melhor treino que você deve fazer (o último é o melhor)

biotipos

Dependendo do biotipo de cada pessoa, é possível saber como alimentar-se corretamente, aprimorando os treinos e favorecendo o ganho de massa muscular. Conheça abaixo os principais biotipos e o melhor treino para cada um.

O que é biotipo?

Segundo o americano William Sheldon determinou, em 1940, existem três biotipos, também conhecidos como perfis corporais. A denominação é a seguinte:

  • Ectomorfos;
  • Endomorfos;
  • Mesomorfos.

tipos-de-biotipos

De acordo com ele, esses principais biotipos possuem características físicas diferentes, e elas são importantes para de desenvolver a rotina de treinamento de atletas. Isso porque, apesar de terem o mesmo objetivo, estes perfis corporais requerem diferentes métodos de treinoalimentação.

>> Clique aqui se preferir ver um vídeo explicativo, ou continue lendo para saber os 3 principais biotipos e o melhor treino que você deve fazer para cada um deles:

Ectomorfo

ectomorfo

O biotipo ectomorfo possui as seguintes características:

  • Metabolismo acelerado;
  • Baixo porcentual de gorduras corporais;
  • Dificuldade para ganhar massa muscular;
  • Dificuldade em realizar alguns movimentos;
  • Aparência mais jovem;
  • Levemente musculoso;
  • Apresenta rosto mais estreito, com testa mais alta;
  • Braços e pernas finos;
  • Ombros e quadris estreitos, com peito reto.

O primeiro dos principais biotipos citados requer alguns cuidados na alimentação, conforme recomendação abaixo:

➡ é necessário alimentar-se com mais frequência, pois, devido ao seu metabolismo ser bastante acelerado, precisa de grandes quantidades calóricas para ganhar peso, gerando excesso calórico;

➡ essencial dar atenção para os deltóides, (realizar exercícios de elevação lateral) é uma boa opção para o ectomorfo, para ficar com a aparência de V, ombros mais largos;

➡ para isso, deve comer a cada duas horas e meia ou três horas, totalizando de cinco a sete refeições por dia;

➡ a ingestão proteica deve ser elevada, de um a dois gramas por meio quilo de peso corporal. Também se recomenda o consumo de shakes proteicos.

O melhor treino para os ectomorfos é aquele pesado, com seis a oito repetições por série. Porém, o aumento de carga deve acontecer gradualmente, a cada semana. O descanso entre as séries dura de 90 a 180 segundos e cada grupo muscular necessita ser trabalhado duas vezes na semana.

Os treinos aeróbicos devem acontecer durante duas, até três vezes na semana. Porém, não devem ultrapassar trinta minutos para quem quer ganhar massa muscular.

Endomorfo

O segundo dos principais biotipos é aquele onde há:endomorfo

  • Metabolismo lento, com alto estoque de gordura;
  • Dificuldade para perdê-las;
  • Corpo arredondado, mole e macio, com larga estrutura óssea;
  • Cintura larga e músculos pouco desenvolvidos.

As recomendações nutricionais para os praticantes e atletas deste perfil corporal são:

➡ comer menos, mantendo baixa a ingestão de alimentos. Dessa forma, cria-se um déficit calórico;

➡ deve-se comer lentamente, pois comer rápido faz a pessoa ter mais fome;

➡ a ingestão de proteínas magras é positiva, assim como de gorduras boas.

O melhor treino para o biotipo endomorfo é aquele onde há:

  • Treino de cada grupo muscular de duas a três vezes por semana;
  • Séries de 9 a 12 ou de 12 a 15 repetições, com descanso de 30 a 60 segundos entre elas.
  • Além disso, recomenda-se a prática de exercícios aeróbicos pelo menos três vezes semanais.

Mesomorfo

O último dos principais biotipos é o mesomorfo. Suas características corporais são:mosomorfo

  • Geneticamente premiado, apresentando um corpo naturalmente musculoso;
  • Ganho de músculos com bastante facilidade;
  • Maior facilidade em realizar os movimentos;
  • Sua quantidade de gorduras corporais é moderada;
  • Apresenta postura ereta e estrutura óssea mediana;
  • Possui corpo em V: cabeça grande, ombros largos e quadril estreito;
  • Seu tronco é largo, com braços e pernas musculosos.

As recomendações de alimentação para o biotipo mesomorfo vão variar de acordo com os seus objetivos. Por isso, pode-se tanto criar excesso quanto déficit calórico. Porém, em ambos os casos a ingestão de gorduras deve ser baixa, evitando refeições gordurosas.

O melhor treino para os mesomorfos é aquele onde cada grupo muscular é treinado de uma a duas vezes por semana. Se o atleta for iniciante, pode treinar seus músculos até três vezes na semana.

Cada série pode ter de 6 a 8 repetições, ou de 9 a 12, focando sempre na progressão de cargas a cada semana. O descanso entre as séries deve acontecer a cada 60 segundos.

Os treinos aeróbicos podem ser realizados de duas a três vezes por semana, com o objetivo de controlar a gordura corporal. Este perfil pode ganhar peso com facilidade, se não seguir as recomendações de treino e alimentação adequadas.

>> foi desvendado treinos de fisiculturista famosos

Os tipos endomorfo e ectomorfo levam mais tempo para ganhar músculos, se comparados aos mesomorfos. Contudo, isto não é motivo para desânimo, já que, existem muitos endomorfos e ectomorfos fisiculturistas campeões, com esforço, é possível chegar ao seu objetivo desejado, não importando o seu biotipo.

Do mesmo modo, os mesomorfos devem cuidar de sua forma, para que não fiquem magros ou gordos devido à falta de disciplina.

O artigo lhe ajudou?

Caso ele tenha sido útil para você, aproveite para compartilhá-lo com um amigo ou amiga que precise de dicas como essas para colocar em prática as estratégias dos biotipos.

Forte Abraço e até o próximo artigo!

Receba em seu email o E-book gratuito treinos de 15 minutos que derretem a gordura + os melhores artigos e Vídeos exclusivos do blog, (vídeos só para quem é cadastrado)

Douglas

Eu sou Douglas fundador do GanharMassaMuscular.net Minha missão é ajudar as pessoas a assumir o controle de sua saúde e aptidão, seguindo um estilo de vida saudável e agradável que não só lhes dá o corpo que sempre quis, mas permite-lhes viver uma vida longa, vital, livre de doença. Todos os artigos do Ganhar Massa Muscular antes de serem publicados são estudados e pesquisados por fontes cientificas e por métodos utilizados por profissionais da área. Tudo isso para ajudar você, praticante amador ou profissional a conquistar os seus objetivos.

Website: http://www.ganharmassamuscular.net

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *