6 dicas para fazer seu treino de musculação ter maior rendimento

Ultimamente você anda desmotivado para treinar? Quer saber como melhorar seu rendimento no seu treino de musculação?  Confira essas 6 dicas importantes..

O treinamento é um dos pilares para a construção de um bom corpo. Ainda, ele contribuirá infinitamente para a melhora da saúde e da qualidade de vida como um todo.

Entretanto, todos nós sabemos que um treino de musculação pode ser bom, enquanto outro, nem tanto… E essa variação na qualidade dos treinamentos muitas vezes faz com que muitos tenham mais dias de treinos ruins do que dias de treinos bons, prejudicando assim os resultados e comprometendo a chegada de seus objetivos.

Pensando nisso, hoje você conhecerá 6 dicas as quais certamente auxiliarão com que seus treinos tenham um rendimento muito melhor, favorecendo assim a sua motivação para torna-los cada vez mais intensos e assim, mais propícios a resultados.

Você está pronto (a)?

1 – Não aniquile seu treino antes que ele comece

sem-climar-para-ir-treinar

Imagine que você teve um dia estressante e até se esqueceu que no final do dia você irá treinar. Então, quando se lembra desse “detalhe” pensa: “Putz… Terei de treinar…” Pronto! Você acaba de matar o seu treinamento, ou seja, você viu seu treino como mais um obstáculo o qual lhe causará desgosto e não como um obstáculo o qual se torna motivacional para que você o supere.

Muitas vezes, não estamos com um clima de treinar ou muitas vezes se quer queremos treinar. Porém, quando pensamos no treinamento como “algo mais a se fazer”, não iremos com a motivação necessária para fazê-lo realmente acontecer de maneira adequada e com a máxima intensidade, o que é o mais importante.

Se você tem passado por isso, a recomendação é que você entenda seu treino como algo que irá te levar para um lugar melhor, que irá fazer com que você se sinta cada vez mais capaz de superar novos desafios e novos obstáculos.

Entender o treinamento como algo que te faz bem, certamente é o primeiro passo para fazer você levantar-se e ir para o ginásio treinar “com gosto”!

2 – Encontre um pré-treino o qual se adeque às suas necessidades individuais

encontre-seu-pré-treino-para-treinar

Quantas e quantas vezes não nos deparamos com protocolos de pré-treinos envolvendo diversos fundamentos.

O fato é que muitas vezes estamos dentro de um programa, mas, na hora de realizar a refeição pré-treino, ao invés de elas nos deixar mais aptos para o momento do treinamento, ela acaba nos deixando ainda mais longes da situação ideal para treinar.

Algumas vezes, nos sentimos cheios demais, outras, vazios demais a depender do protocolo que estamos usando.

Por exemplo, há pessoas que se dão muito bem com uma refeição relativamente sólida e densa 45-60 minutos antes do treino. Outras, se sentiriam com o estômago tão pesado que necessitariam comer isso 3h antes de treinar, sendo portanto, um shake ou uma refeição líquida muito mais vantajosa para elas 45-60 minutos antes do treino.

Da mesma forma, pode ser que um indivíduo se dê melhor utilizando determinado tipo de carboidrato antes do treino, enquanto outro, um outro tipo. O mesmo vale para as proteínas e para os lipídios também.

Portanto, fundamentalmente encontrar um protocolo pré-treino o qual melhor se adeque às suas necessidades individuais será fundamental na obtenção de momentos precedentes ao treino que sejam capazes de fazê-lo apto para treinar adequadamente.

3 – Não pense apenas em motivação vinda de dentro, inspire-se no que vem de fora também

treinando-ouvindo-música-motivação

Muitas vezes não conseguimos nos encontrar dentro de nós mesmos. E isso é absolutamente normal. Nem sempre conseguimos encontrar o que precisamos dentro de nós mesmos porque às vezes estamos com tudo bagunçado internamente.

Dessa forma, é interessante que busquemos uma “motivação vinda de fora”. E essa motivação pode ser qualquer uma: Uma música bacana, uma melodia interessante, um vídeo, um filme, uma história lida ou qualquer coisa do tipo…

Quantas e quantas vezes você já não se sentiu motivado vendo que alguém tem de enfrentar problemas bem maiores que a sua falta de whey ou mesmo quantas vezes você já não se sentiu motivado simplesmente por ver um vídeo de algum outro atleta que você goste muito?

Pois bem, não existem regras absolutas as quais possam definir o que vai te motivar, mas, é regra estar sempre motivado. E, para isso, conte com a ajuda dos outros, do ambiente, do mundo externo.

Ele certamente poderá te ensinar muitas lições e ajudar com que seus treinos tenham cada vez mais rendimento e, acima de tudo, possam por eles mesmos se tornarem motivacionais para você na medida em que cada vez mais irão gerar resultados pelo seu trabalho duro e dedicado.

4 – Arrume um parceiro de treino fiel

arrume-um-parceiro-de-treino

Muitos indivíduos “treinam juntos na academia”, mas, poucos são, de fato, “parceiros de treino”. Isso porque, a maioria das pessoas que estão juntas na academia, apenas estão batendo papo… E sabe qual a realidade? Elas mais atrapalham umas as outras do que se ajudam e ainda, quando uma decide não ir, a outra arruma uma outra pessoa no ginásio para conversar e, está tudo certo.

Um real e fiel parceiro de treino é muito mais do que isso: Ele é parceiro dentro e fora da academia. Se você não vai, ele te liga ou vai te buscar em casa à força para ir treinar! Se você está desmotivado, ele te motiva com palavras de ânimo ou mesmo com alguns tapinhas camaradas… Se você não está inspirado para um treino, ele inventa algo e faz aquele treino render bastante… Nos treinos programados, ele auxilia você até à falha total… Grita no seu ouvido para que consiga ter motivação e força para aquela última repetição… Não deixa você ficar de papinho furado sobre aquela garota bonita que está ao seu lado… Ele faz você manter o foco no treinamento, vindo superação, visando resultados…

A realidade é que é muito difícil encontrar um bom parceiro de treino…Não é fácil encontrar um parceiro como Leroy foi para Dorian ou como Columbo foi para Arnold… Simplesmente, essas foram parcerias que ficaram para o “outro”… Não é fácil encontrar alguém que coma como você, que treine como você e que tenha objetivos como você.

Mas, apesar disso ser difícil, vale a pena buscar um… Há sempre alguém que, talvez você desconheça, mas, que pode te fazer chegar a um nível muito maior sendo um real parceiro.

NA vida, parcerias são sempre importantes e, se bem feitas, poderão incrementar resultados ainda melhores.

5 – Aqueça! Essa é a regra básica antes dos treinos

aquecimento

Aquecimento deveria ser lei em academias de musculação.

Grande parte das pessoas que iniciam seus treinos NÃO ESTÃO AQUECIDAS ou, não estão DEVIDAMENTE AQUECIDAS. Não é a toa que elas perdem o primeiro exercício unicamente esquentando o corpo, sendo que ali poderiam já ter um bom rendimento.

Que o aquecimento é indispensável para prevenir lesões, melhorar a circulação sanguínea otimizando o fluxo sanguíneo para o grupamento muscular algo, indispensável para auxiliar na elasticidade muscular entre outros pontos, já não é segredo para ninguém. O fato maior é que os aquecimentos também são fundamentais em caráter associado com a mente.

Se você chega frio, a tendência é que seu corpo queira parar logo no começo do exercício, não apresentando assim um bom rendimento Porém, se você chega devidamente aquecido, já poderá executar uma boa performance logo nos primeiros minutos de treino.

Existem muitas formas de aquecimento e você deve encontrar a que melhor se adeque a você. É possível utilizar aquecimentos no primeiro exercício, com exercícios compostos, com exercícios isoladores, com exercícios auxiliares ou até mesmo, como no caso das pernas, exercícios aeróbios.

Tudo variará de acordo com suas preferências e, principalmente de acordo com as respostas de seu corpo aos determinados estímulos.

Lembre-se entretanto que, o aquecimento JAMAIS DEVE CAUSAR UMA EXAUSTÃO PRÉ-TREINO, pois, do contrário, o mesmo perderá seus efeitos de aumentar a intensidade do treino, acabando por reduzí-la que é o inverso do que necessitamos e, claro, desejamos.

6 – Tenha objetivos firmes e progressivos

tenha-objetivos-firmes

Não adianta entrar na academia com 70kg e em uma semana querer ter 100kg. Você se decepcionará com esperanças assim!

Entretanto, é necessário ter objetivos e, para que esses objetivos possam ser motivadores, eles necessitam ser atingidos e, por isso que eles devem ser objetivos sólidos e reais. Por exemplo, utilizando o mesmo caso anterior, que tal pensar em subir algumas gramas ou, em um mês ganhar um ou dois quilos, por mais que parte disso seja de água?

Se o seu objetivo é perder peso, perca aos poucos. Não queira ficar magérrima em um ou dois dias com dietas e treinos de emergência.

Ter consciência do que é plausível é fundamental para ter ótimo rendimento no treino de musculação e, de maneira solidificada.

Conclusão

Hoje, pudemos compreender alguns dos pontos os quais podem aumentar o rendimento de nossos treinos, tanto em quesitos psicológicos quanto físicos.

Portanto, utilizando de dicas simples, mas, eficazes, certamente seus resultados serão cada vez melhores no ginásio de musculação.

Bons treinos!

Links úteis:

Por Atleta e Personal Marcelo Sendon.

137 RECEITAS PARA GANHAR MASSA MUSCULAR

E se eu lhe disesse que você pode construir músculos e perder gordura comendo alimentos que você ama todas as semanas?

Em suma, se eu lhe dissesse que uma dieta adequada para maximizar a perda de gordura ou crescimento muscular é muito mais simples e agradável do que você é levado a acreditar?

Imagine você comer alimentos deliciosos, todos os dias... sem precisar se sentir com fome... tendo grandes níveis de energia para os treinos... e observando seu corpo responder exatamente como você deseja, deixando cair gordura ou adicionando músculo cada semana.

E imagine finalmente entender como uma dieta adequada realmente funciona...

Bem, tenho boas notícias.

Este livro digital irá mostrar-lhe o caminho.

Marcelo Sendon

Marcelo Sendon é Avançado e especialista em nutrição – IFBB – Graduado de Ed. Fisica – Atleta Fisiculturista.

Website:

    Comentários no Facebook