Treino de Musculação com Oclusão Vascular: Como é feito?

Esse treino de musculação também chamado de KAATSU TRAINING, não é exatamente uma novidade.

Ele começou a ser desenvolvido e usado no Japão a partir do ano de 1966, por Yoshiaki Sato, na época ele tinha apenas 18 anos.

Durante sete anos, Sato desenvolveu seu método de forma empírica, através de tentativa e erro.

Entre as décadas de 70 e 80, o já professor japonês começou a aplicar seu método no público, principalmente como forma de reabilitação. Somente nos meados de 90 que ele começou a aplicar o treino de musculação com atletas japonês (golfistas, inicialmente) e, a partir de então, sua popularidade virou internacional e laboratórios de pesquisa em universidades de todo o mundo começaram a investigar e validar o novo treino de musculação.

Como é feito:

A sessão de treino de musculação padrão utilizando o método Kaatsu, acontece com carga de 20% a 30% de 1RM e oclusão com valor de 50% da pressão arterial sistólica (PAS) para membros superiores e 75% de PAS para membros inferiores.

Este é o método mais usado, indicado e estudado pela própria certificação oficial do treino.

O método envolve a aplicação de pressão nas extremidades proximais dos membros superiores

Parar gerar a oclusão venosa (diminuição parcial ou total do fluxo sanguíneo nos vasos), podem ser utilizados:

  • torniquetes,
  • bolsa pneumática (como os manguitos utilizados nos aparelhos de mensuração da pressão arterial);
  • e elásticos.

Treino de Musculação com Oclusão Vascular

O Dr. Sato descobriu o efeito do treinamento KAATSU (exercício de moderação do fluxo sanguíneo) e passou sua carreira desenvolvendo equipamentos e protocolos de exercícios para oferecer os benefícios de saúde e fitness do KAATSU. Ele continua sua pesquisa em novas aplicações médicas no Japão e nos Estados Unidos. Ele foi homenageado como um Comandante do Cavaleiro da Ordem Humanitária Médica Ecumênica de São João de Jerusalém, é um Conselheiro Especial da Cruz Verde e foi induzido como membro da Academia Nacional de Inventores.

Quem pode usar o método ?

Esse treino de musculação não tem contraindicação.

Porém existe alunos contraindicados para aquela essa atividade”, explica o especialista em Fisiologia, que destaca que a prática do Kaatsu Training é limitada a quem já tem experiência e já treina à bastante tempo.

Para quem não é indicado esse método:

  • vetada aos sedentários;
  • pessoas com fragilidade vascular;
  • com problemas como varizes, por exemplo.

Esse treino de musculação também não tem restrições à pratica por mulheres.

É melhor ficar um pouco solto ou mais apertado?

Treino de musculação com oclusão vascular

Dr. Carlos Ugrinowitsch e seus colegas fizeram um estudo que abordou apenas esse tópico. Ugrinowitsch foi um dos primeiros cientistas a estudar os mecanismos moleculares da BFR, e tenho a sorte de agora ter esse gênio trabalhando no meu laboratório.

No estudo, os pesquisadores colocaram esse ponto no assunto e elevaram a pressão para que fosse 40 ou 80% da pressão necessária para ocultar as artérias. Do ponto de vista BFR prático, seria como embrulhar em 4 ou 8 de 10. Depois, eles fizeram com que os indivíduos realizassem 20 ou 40% de seus 1RM.

Aqui está a coisa legal: tanto as pressões de oclusão de 40 e 80% de 1RM produziram a mesma quantidade de crescimento muscular e ganhos de força. Ainda finalizaram, que é melhor ficar um pouco frouxo do que muito apertado.

É necessário ou aconselhável ir até a falência com esse treino de musculação?

A BFR como é chamado, utiliza um importante mecanismo de crescimento ao recrutar as fibras musculares maiores e de contração rápida.

As fibras musculares de contração rápida são ativadas por resistência pesada ou fadiga. As pesquisas mostram que quanto mais perto você chegar ou se aproximar da falência, o recrutamento das fibras musculares torna-se mais rápido.

Eu não sou Atleta Fisiculturista, apenas alguém que quer ter Bíceps maiores e bem formados. 2-3 Sessões de BRF por semana é suficiente para eu ver resultados sérios?

Felizmente, uma grande quantidade de pesquisa foi feita em pessoas que não são Atletas. Nessas pessoas, foi descoberto que 2-3 exercícios com BFR por semana são perfeitos, então a resposta é absolutamente sim!

O Treino de Musculação com Oclusão Muscular é seguro para o meu sistema Cardiovascular?

Treino de musculação com oclusão vascular

Antes de iniciar qualquer programa de exercícios, é importante ter autorização do seu médico. Como tal, todas as recomendações que discuto neste artigo são para indivíduos saudáveis, livres de doenças, que já incorporam com segurança o exercício de resistência de alta intensidade na rotina semanal.

Embora a segurança e os benefícios potenciais da BFR em pessoas clínicas estejam sendo estudados ativamente, essa discussão está além do escopo deste artigo. No entanto, posso abordar como o BFR se compara ao treinamento de resistência tradicional para os sistemas cardiovascular e nervoso.

Foi proposto que restringir o fluxo sanguíneo provoca danos às veias e, em última análise, prejudica o fluxo sanguíneo a longo prazo. No entanto, a pesquisa mostra que, enquanto o fluxo sanguíneo é restrito durante o exercício, ao longo do tempo (quatro semanas) há um aumento real na capacidade de vasodilatar e aumentar o fluxo sanguíneo, em comparação com o treinamento de resistência tradicional sozinho.

Além disso, com treinamento de resistência pesada (80-100% 1RM), a pressão arterial média mostrou-se mais que o dobro, com taxas cardíacas atingindo níveis máximos. No entanto, a pesquisa sobre BFR de baixa intensidade mostra um aumento da pressão arterial e da freqüência cardíaca em apenas 11-13%. Como tal, o exercício de resistência tradicional resulta em pressão sanguínea muito maior, frequência cardíaca e até mudanças de saída cardíaca do que BFR de baixa intensidade.

É importante ressaltar que o exercício de resistência tradicional já resulta em oclusão de vasos sanguíneos durante as próprias contrações de força moderada. Portanto, BFR apenas está imitando esta resposta em níveis de intensidade mais baixos.

Seu Guia para treinamento de Restrição de Fluxo de Sangue (Oclusão vascular)

>> Baixe aqui seu Guia de Treino de Musculação com Oclusão Vascular em PDF <<

>> Baixe aqui seu Guia de Treino de Musculação com Oclusão Vascular em PDF <<

Vídeo de Treino de Musculação usando o método Kaatsu Training

Facebook Comments

Douglas

Douglas é fundador do GanharMassaMuscular.net e do GMM Suplementos. A missão do blog que pertence à GMM Suplementos é ajudar as pessoas a assumir o controle de sua saúde e aptidão, seguindo um estilo de vida saudável e agradável que não só lhes dá o corpo que sempre quis, mas permite-lhes viver uma vida longa, vital, livre de doença. Todos os artigos do Ganhar Massa Muscular são publicados por profissionais da área e antes, são estudados e pesquisados por fontes cientificas e por métodos utilizados por atletas. Tudo isso para ajudar você, praticante amador ou profissional a conquistar os seus objetivos.

Website: http://www.ganharmassamuscular.net

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *