Os 7 sete melhores exercícios para os ombros + 4 planos de treinamento

TREINO DE OMBROS,

Uma silhueta muscular masculina bem delineada requer ombros largos, com deltoides salientes, cintura estreita, abdominais definidos e panturrilhas adequadamente desenvolvidas e trabalhadas.

Essa linha em forma de V agrada à vista, sendo um fator importante na boa classificação de um competidor.

Ombros poderosos!

Veja a lista dos 7 sete melhores exercícios para os ombros 

Representam os mais usuais, sejam em sua forma livre, em máquinas, aparelhos ou cabos e diversas variações.

1º – Desenvolvimento à frente:

treino-de-ombros-desenvolvimento-pela-frente-com-barra

  • este é um dos exercícios básicos para os ombros (deltoides). Solicitando as articulações do ombro e do cotovelo, age principalmente nas fibras anteriores e médias dos ombros. Na posição sentada, com ou sem apoio nas costas e também em pé ou ainda, em aparelho específico. Para maior eficiência e conforto, a pegada da barra deve ser aproximadamente na largura dos ombros.

2º – Desenvolvimento Atrás:

desenvolvimento-atrás

  • este foi ou é ainda, uns dos principais exercícios utilizados por competidores para desenvolverem seus ombros. Entretanto, pessoas com problemas de amplitude articular, que sintam dor e desconforto nesse movimento, devem evitar esse exercício. Neste treino de ombros o maior trabalho é no deltoide lateral, sendo que a pegada deve ser mais aberta para proporcionar maior conforto e minimizar a ação dos tríceps. Além dos ombros, o trapézio também e trabalho neste exercício, nas partes médias e superiores.

3º – Puxada Alta (ou vertical):puxada-alta-ou-vertical-com-barra

  • este movimento é realizado na forma livre. A pegada deve ser na largura dos ombros ou pouco mais, este exercício trabalha todo o grupo dos deltoides, trapézios, bíceps, músculos do antebraço, glúteos, lombares e abdominais pela contração intra-abdominal “M&F”. A barra deve ser elevada próximo ao corpo até tocar o queixo, elevando os cotovelos ao máximo para cima no final do movimento como na figura ao lado.
  • a subida da barra é feita mais rapidamente, porém concentrada e com domínio sobre o peso. Não faça pegadas muitos fechadas, pois costumam ser desconfortáveis para o movimento.

4º – Desenvolvimento com Halteres:

desenvolvimento-com-halteres

  • outro exercício que permite muitas variações em função do uso dos Halteres. Basicamente utiliza todos os músculos do exercício feito no desenvolvimento com barra. Utilizando a rotação dos halteres, posicionando os cotovelos para frente, pode ser uma excelente variação deste exercício.

Veja também no blog: Como era o treino dos mais tops fisiculturistas do mundo

5º – Elevação Lateral:

elevacao-lateral

  • neste movimento, assim como nos dois seguintes, temos uma ação uniarticular, no caso atuando de forma direta nos músculos  laterais do ombro. É importante que se dobre ligeiramente os cotovelos para suavizar a pressão sobre a articulação do cotovelo, elevando os halteres até a altura da cabeça e retornando o movimento lentamente para a posição inicial. Este exercício combina perfeitamente com o desenvolvimento com barra.

6º – Elevação Frontal:

Elevação-Frontal

  • solicita com maior intensidade as fibras anteriores do deltoide e também a parte clavicular dos peitorais (fibras superiores), com menor ênfase nos músculos laterais e posteriores do ombro. As variações deste exercício são inúmeras, podendo ser feitas também com halteres em conjunto, barras como na figura ao lado, alternado ou ainda unilateral. Pode ser ainda feito nos cabos (polia).

7º – Elevação Curvado:

Elevação-Curvado

  • a elevação lateral curvado, solicita prioritariamente as fibras posteriores do ombro. O trapézio também é notadamente trabalhado, nas fibras médias e inferiores. Evite olhar muito para frente neste exercício para não lesionar sua lombar. Este movimento pode ser executado apoiando o peito sobre um banco, ou sentando na extremidade (final) também de um banco.

O importante é como, não quanto, nem o que exatamente é feito:

Ou seja, você não é um levantador de peso, você esta interessado em desenvolver os seus deltoides, esqueça a quantidade de peso que levanta isso não determina o grau de esforço do músculo, apenas a carga levantada.

Faça movimentos lentos e sinta o músculo trabalhando, este é o ponto crucial para obtenção de resultados no seu treino de ombros.

Exemplificando algumas rotinas de treino com ombros

Exemplo 1: OMBRO com BRAÇOS

Desenvolvimento à frente
4x
8-12
Elevação Lateral
3x
10-12
Elevação Curvado
3x
10-12

Exemplo 2: OMBRO EXCLUSIVO

Desenvolvimento com barra atrás
4x
8-12
Puxada Alta
4x
8-12
Elevação Lateral
3x
10-12
Elevação Frontal
3x
10-12

 Exemplo 3: PEITO com OMBRO anterior e lateral

Elevação Frontal
3x
10-12
Desenvolvimento com Halteres
4x
8-12
Elevação Lateral
3x
10-12

Exemplo 4: COSTAS com  OMBRO posterior

Elevação Curvada
4x
10-12
Desenvolvimento Atrás
3x
8-12
Puxada Alta
4x
8-12

Dica GanharMassaMuscular.net – Treine para construir não para destruir.

Links que podem interessar você:

Fonte de pesquisa: M&F e Próprio.

Abraços e,

bons treinos de ombros.

137 RECEITAS PARA GANHAR MASSA MUSCULAR

E se eu lhe disesse que você pode construir músculos e perder gordura comendo alimentos que você ama todas as semanas?

Em suma, se eu lhe dissesse que uma dieta adequada para maximizar a perda de gordura ou crescimento muscular é muito mais simples e agradável do que você é levado a acreditar?

Imagine você comer alimentos deliciosos, todos os dias... sem precisar se sentir com fome... tendo grandes níveis de energia para os treinos... e observando seu corpo responder exatamente como você deseja, deixando cair gordura ou adicionando músculo cada semana.

E imagine finalmente entender como uma dieta adequada realmente funciona...

Bem, tenho boas notícias.

Este livro digital irá mostrar-lhe o caminho.

Receba em seu email o E-book gratuito treinos de 15 minutos que derretem a gordura + os melhores artigos e Vídeos exclusivos do blog, (vídeos só para quem é cadastrado)

Douglas

Eu sou Douglas fundador do GanharMassaMuscular.net Minha missão é ajudar as pessoas a assumir o controle de sua saúde e aptidão, seguindo um estilo de vida saudável e agradável que não só lhes dá o corpo que sempre quis, mas permite-lhes viver uma vida longa, vital, livre de doença. Todos os artigos do Ganhar Massa Muscular antes de serem publicados são estudados e pesquisados por fontes cientificas e por métodos utilizados por profissionais da área. Tudo isso para ajudar você, praticante amador ou profissional a conquistar os seus objetivos.

Website: http://www.ganharmassamuscular.net

Comentários no Facebook