10 fatos sobre o uso de suplementos os quais você não conhecia

O uso de suplementos cresce a cada dia no mercado e no mundo inteiro…cada vez mais praticantes buscam através deles, uma forma para conquistarem o corpo dos seus sonhos.

Mas será que você está usando os suplementos certos? o marketing usado em muitos deles são o fator chave para o sucesso da marca, mais isso não quer dizer que ele funcione ou que a marca é confiável, cada vez mais surgem novas marcas no mercado…então fique ligado para não ser mais um enganado pelo marketing abusivo delas!

Uso de Suplementos no mundo

O uso de suplementos alimentares e também ergogênicos tem sido cada vez mais evidenciados no mundo inteiro. Com o aumento da busca pela performance elevada ou até mesmo por composições corpóreas adequadas ao que se espera na sociedade, pessoas cada vez mais utilizam os suplementos como estratégias para otimizar os seus resultados. Isso, sem contar que os suplementos por si só ainda tem aplicações clínicas as quais envolvem a alimentação específica em casos específicos.

Porém, existem muitos fatos que são desconhecidos pela maioria das pessoas e que, se assim fossem conhecidos, poderiam ser usados ao seu favor, fazendo com que os resultados fossem ainda mais otimizados.

Então, o que você acha de conhecer alguns deles?

1 – O GABA promove a indução ao sono

Uso-de-suplementos-gaba

O GABA, sigla de Gamma amino butyric acid é um importantíssimo aminoácido no cérebro que tem efeito inibitório sobre algumas células, reduzindo portanto, sua atividade.

Com isso, ele é conhecido por causar efeitos tais quais:

  • o relaxamento;
  • a sensação de bem-estar;
  • a redução da ansiedade;
  • e até mesmo a indução à produção e secreção de GH, hormônio esse que conhecemos a importância e eficiência no corpo, especialmente na queima de gordura corpórea e no crescimento de alguns tecidos.

Estudos demonstram que cerca de 100mg de GABA ingeridos alguns momentos antes da hora de dormir são suficientes para promover esses efeitos do aminoácido e, portanto, otimizar o sono e a sua qualidade. Ainda, ele faz com que os níveis de dopamina (neurotransmissor também responsável pela sensação de bem-estar) se elevem, contribuindo ainda mais para o relaxamento.

Assim, você pode inserir o GABA em sua rotina diária, lembrando da importância que o sono tem em sua rotina e do quanto ele poderá otimizar os seus resultados.

2 – O suco de beterraba melhora as funções cardiovasculares

O suco de beterraba, entre outros benefícios tem a capacidade de reduzir a necessidade de grande atividade cardíaca durante o treino (melhorando o uso do coração) e ainda, em promover uma melhor oxigenação aos tecidos diversos do corpo.

Estudos demonstram que com 15 dias de uso do suco de beterraba, os níveis de óxido nítrico no corpo podem ser elevados em até o dobro de sua quantidade normal, melhorando, portanto, o fluxo sanguíneo e a função cardiovascular, reduzindo a pressão sistólica e diastólica, a pressão arterial, e a resistência periférica vascular. Isso faz com que a saúde e a performance sejam otimizadas, promovendo melhoras no corpo de uma maneira geral.

E, para obter esses benefícios, não é necessário que você ingira grandes quantidades dele: Cerca de um corpo por dia já são suficientes.

3 – HMB aumenta a capacidade do corpo em exercícios aeróbios e anaeróbios

Uso-de-suplementos-HMB

Também conhecido como HMB, esta é a sigla do Beta-Hydroxy-beta-methylbutyrate um metabólito do aminoácido L-Leucina que pode promover significativamente um incremento na recuperação e na performance.

Estudos demonstram que ele é capaz de reduzir significativamente os níveis de quebra de tecido muscular e estimular de maneira bastante elevada também a síntese proteica, contribuindo para que o corpo permaneça (e, por mais tempo) em um bom estado anabólico). A eficiência no anabolismo trazido pelo HMB é tão grande que hoje ele está entre os suplementos aparentemente eficazes concordado nos últimos artigos publicados na JISSN.

De maneira indireta ou até mesmo direta, mas, não compreendida, o HMB demonstrou um decréscimo no tecido gordo do corpo, podendo também ser um suplemento interessante na fase de redução de gordura corpórea.

Porém,  o que novos estudos vem demonstrando é que o HMB é eficaz não somente no incremento da performance anaeróbia, mas, aeróbia também. 12 semanas de uso de HMB conseguiram incrementar os níveis de VO2Máx quando comparados a placebos e uma melhor resposta dos batimentos cardíacos.

Dosagens:

As dosagens de HMB hoje giram em torno de 1,5-3g/dia e podem ser divididas em cerca de três tomadas diárias.

4 – A Beta-Alanina é um dos suplementos mais eficientes na redução da fadiga

Uso-de-suplementos-beta-alanina-pode-reduzir-fadiga

Quando você ou qualquer outra pessoa treina, os níveis de pH sanguíneo caem, ou seja, o ambiente no músculo fica mais ácido, devido ao metabolismo energético e da produção de íons H+. Esse é um dos mecanismos pelos quais o músculo entra em fadiga, Porém, de maneira inteligente, o corpo possui mecanismos capazes de contrarregular essa queda no pH, afinal, o sangue tem de estar em uma concentração ácida ideal, do contrário, pode haver mortes celulares entre outros danos irreversíveis.

Um desses mecanismos é justamente o uso da carnosina como forma de tamponamento. Basicamente, ela capta íons de H+ e, portanto, faz com que o pH fique estável. Porém, a ingestão da Carnosina não é eficiente o trato GI e, neste caso, usa-se a Beta-Alanina que é um análogo do aminoácido L-Alanina e que pode ser convertido em Carnosina no músculo.

Isso tem feito com que a Beta-Alanina hoje seja um dos suplementos mais usados na redução da fadiga corpórea e também esteja entre os mais seguros segundo estudos.

Dosagens:

O uso da Beta-Alanina hoje se faz em torno e 3-4g 1-2h antes do treinamento.

5 – O uso da Vitamina D3 pode incrementar performance e saúde

A Vitamina D3 é uma das vitaminas mais deficientes na maioria dos seres humanos, especialmente depois que a exposição ao Sol tornou-se um problema, seja pela falta de tempo, pelas condições climáticas e ambientais, pela qualidade dos raios solares, pelo uso de roupas que não permitem a passagem do Sol entre outros.

Porém, essa deficiência é extremamente prejudicial, visto que, entre outras funções, a Vitamina D3 é responsável por parte do metabolismo ósseo e do cálcio, é responsável por parte do metabolismo da testosterona, participa do sistema imunológico entre outras várias funções.

Estudos vêm mostrando que o consumo de Vitamina D3 suplementada pode incrementar saúde ao corpo por esses aspectos. Mas, o que torna-se mais surpreendente ainda é que altas dosagens de vitamina D3 (que chegam a 45000UI em estudos mais modernos) podem ser altamente eficientes no aumento da testosterona e também da performance, tanto de indivíduos que praticam exercícios aeróbios quanto de indivíduos os quais praticam exercícios anaeróbios. Curiosamente, mesmo frente a tais dosagens não foram observados graus de toxicidade da Vitamina D3.

Dosagens:

Entre os efeitos estéticos obtidos com uma boa suplementação e vitamina D3 estão a redução da gordura corpórea e o aumento da massa muscular. E para isso, não são nem necessárias as superdosagens como de 45000UI, mas, cerca de 1000UI já de mostraram eficientes.

6 – O ácido Fosfatídico oral promove o aumento da síntese proteica

O ácido fosfatídico é um fosfolipídio, grupo esse que constitui a maioria das membranas celulares. Juntamente com a L-Leucina, outro importante aminoácido, eles controlam a síntese proteica e, portanto, podem aumenta-la significativamente pelas vias mTOR.

Ainda não se sabe o mecanismo exato pelo qual isso ocorre, mas, sabe-se de sua eficiência no ganho de massa muscular e, consequentemente na redução da gordura corpórea.

7 – A cafeína aumenta a resistência durante as atividades físicas

Uso-de-suplementos-cafeina

Durante anos a Cafeína foi e é utilizada com as mais diferentes finalidades, as quais a envolvem desde o mundo clínico, ao mundo dos esportes.

Essa metilxantina tem poderes estimulantes os quais são contemplados a anos. Isso se deve ao fato de que ela estimula a produção de catecolaminas as quais trazem ao corpo o estado de excitação e, de quebra, são capazes de reduzir a gordura corpórea, melhorar a resistência e promover uma prevenção da fadiga central e periférica.

A cafeína é um dos estimulantes mais utilizados nos dias de hoje e, sua sinergia com diversos outros suplementos a faz eficiente para inúmeras finalidades envolvidas nas mais diferentes práticas esportivas com os mais diferentes indivíduos e objetivos.

Seus efeitos colaterais:

Todavia, por se tratar de um estimulante, vale salientar que você deve conferir seu grau de tolerância à substância para que não sofra efeitos colaterais como:

  • taquicardias;
  • insônia;
  • náuseas;
  • desidratação entre outros.

8 – O uso do whey protein pode reduzir a gordura corpórea

Uso-de-suplementos-whey-protein-pode-reduzir-a-gordura-corporea

O Whey Protein é conhecido como a proteína do soro do leite e é um dos suplementos mais usados no mundo inteiro, especialmente para reposições dos níveis de proteínas de alto valor biológico as quais a dieta não consegue suprir. Todavia, o whey protein é uma proteína tipicamente utilizada para sinalizações, especialmente pelas vias mTOR devido as suas altas concentrações do aminoácido L-Leucina. Isso faz com que, evidentemente ele seja um suplemento muito conhecido por quem deseja prevenir o catabolismo muscular e/ou ganhar massa muscular.

Entretanto, apesar dessa característica, o Whey protein é um suplemento que tem sido evidenciado também no período de cutting, na medida em que pode auxiliar na redução da gordura corpórea, por dois mecanismos básicos:

  1. O primeiro deles é que, através do aumento da massa muscular, consegue-se uma elevação na taxa metabólica basal e, com isso, consegue-se aumentar a utilização de gordura corpórea para que ela seja usada como energia.
  2. O segundo mecanismo é através da redução do apetite. Estudos mostram que o consumo de whey portein pode auxiliar na redução do apetite. Por exemplo, quando ingerido na primeira refeição por alguns indivíduos, estes apresentarão menor ingestão alimentar durante o dia.

Portanto, esse é um suplemento muito versátil e hoje, de fácil acesso a todos.

Lembre-se sempre de utilizar sempre marcas confiáveis e de referência no mercado mundial.

9 – A creatina é um suplemento eficiente na prevenção de danos neurológicos

Uso-de-suplementos-creatina

A creatina é conhecida por seu poder ergogênico nos esportes e,  não há  como dizer o contrário, salvo sob os “creatine non-responders”. Todavia, o que poucos sabem é de sua aplicação no meio clínico, trazendo-a para um campo o qual envolve o tratamento, controle ou prevenção de inúmeras doenças, desde as metabólicas, às neuromusculares e até mesmo as neurológicas.

Estudos mostram que bons níveis de creatina podem ser preventivos ao mal de Alzheimer, por exemplo, além de que, em indivíduos já portadores da doença, ela pode ser eficiente na melhora do quadro ou até mesmo em possíveis estabilizações

Provavelmente, essa função se deve ao fato de ela conseguir disponibilizar maiores quantidades de ATP ás células e otimizarem de uma maneira geral o seu funcionamento, prevenindo também danos oxidativos e danos de déficits de energia.

10 – O uso de multivitamínicos e de multiminerais é dispensável pela maioria das pessoas

Outro grupo de suplementos que é muito usado, seja por atletas, por praticantes de atividades físicas ou mesmo por pessoas sedentárias são as vitaminas e sais minerais suplementados.

Muitos o utilizam com a justificativa de que a dieta não supre suas necessidades ou que ele não consegue suprir suas necessidades ela dieta, pois, tem um baixo consumo de alimentos ricos nesses micronutrientes.

No primeiro caso, sabe-se que o corpo tem uma boa resposta aos alimentos e, estes tem um boa biodisponibilidade ao mesmo, fazendo com que, de fato, alimentos sejam as melhores fontes e, menos tóxicas. No segundo, o hábito alimentar fala muito alto, então, não podemos transformar a nutrição em cápsulas. A base deve ser o alimento e, não adianta sair trocando-o por milagres encapsulados ou quaisquer coisas do gênero.

Há de se dizer ainda que, para que realmente haja um déficit de micronutrientes em seu corpo, há a necessidade de uma GRANDE carência nutricional, coisa que, para quem se alimenta minimamente correto já não existirá, pelo menos não de maneira relevante.

O uso de vitaminas e minerais suplementados de maneira desnecessária pode trazer prejuízos como o aumento na atividade renal e hepática, toxicidade entre outros. Portanto, somente use esses suplementos sob recomendações específicas médicas ou nutricionais.

Conclusão:

O uso de suplementos alimentares e ergogênicos é cada vez mais presente na sociedade. Porém, existem inúmeros pontos os quais são desconsiderados por grande parte das pessoas, fazendo com que haja a necessidade de compreendê-los melhor e, incluir novas formas de otimizar nossos resultados cada vez mais.

Bons treinos!

Ler mais artigo de Marcelo Sendon >>

Receba em seu email o E-book gratuito treinos de 15 minutos que derretem a gordura + os melhores artigos e Vídeos exclusivos do blog, (vídeos só para quem é cadastrado)

Marcelo Sendon

Marcelo Sendon é Avançado e especialista em nutrição – IFBB - Graduado de Ed. Fisica - Atleta Fisiculturista.

Website:

Comentários no Facebook