os 22 simples benefícios da musculação (+ bônus)

Os benefícios da musculação são vários, mas nos dias de hoje a população está muito mais preocupada com a estética do que com a saúde, à aqueles que procuram a musculação apenas para moldar seu corpo, principalmente quando se está próximo do verão não é mesmo? você que treina regularmente deve passar por isso, as academias lotadas no verão, pessoas que querem ficar grande e saradas em apenas um mês de academia. Esse tipos de pessoas acabam caindo na tentação dos anabolizantes, sem ter conhecimento nenhum, só prejudicam sua saúde. A musculação não se resume apenas a um corpo sarado, para se ter ideia ela já é o segundo esporte mais procurado no Brasil e também já é o mais recomendado por médicos, quando falamos em tratar ou diminuir os riscos de desenvolver doenças cardíacas coronariana, reduzir e controlar a pressão arterial alta, controlar a obesidade e colesterol alto, além de prevenir definitivamente a osteoporose e artrite.

a Musculação não é verão e não é carnaval, e sim um ESTILO de VIDA.

gráfico de atividade física praticada pelos entrevistados: (vigitel)

grafico-musculação

A musculação não é apenas um esporte para quem busca estética, ela é também muito recomendada para se tratar de doenças, algumas muito graves. Acima só foram listadas alguns dos benefícios da musculação para saúde, mais existem muitas outras.

você sabe quais são?

Veja agora abaixo, a lista dos

22 benefícios da musculação (+ Bônus): 

musculação-rejuvenesce

Musculação Rejuvenesce


os-top-10-benefícios-da-musculação

  • 1 – melhora o humor

    A musculação como outros exercícios físicos aumentam a produção de endorfina (musculação top 1). A endorfina é um neurotransmissor e uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação com o sistema nervoso, ela é transportada pelo sangue e também conhecida como hormônio do prazer, esse hormônio é produzido em resposta à atividade física e também durante o orgasmo, visando relaxar e dar prazer, despertando uma euforia de bem-estar. É assim que o praticante se sente após aquele treino intenso na academia, porém para se chegar ao estado de endorfina deve-se praticar atividade física pelo menos 3 (três) vezes na semana e sempre buscar se superar a cada dia.

Alguns efeitos benéficos para saúde com a liberação da endorfina:

  1. melhoram a memória;
  2. aumento da resistência;
  3. melhoram o humor;
  4. aumenta a disposição física e mental;
  5. efeito anti envelhecimento;
  6. melhoram a concentração;
  7. melhoram a vida sexual.
  • 2 – aumento da auto-estima 

    Como dito acima, a nossa sociedade está cada vez mais preocupada com a estética do corpo, aqui entra a musculação. Na medida em que sua meta vai sendo alcançada, a sua auto-estima vai aumentando, pessoas que praticam exercício físico regularmente se sentem melhor com seu corpo e sua aparência, consequentemente são mais satisfeitos com seus relacionamentos íntimos, se comparando com aqueles que não praticam nenhum tipo de atividade.

  • 3 – melhora a capacidade de aprendizagem 

    Além de deixar seu corpo sarado, a musculação entre outros exercícios físicos, tem a capacidade de aumentar a produção de neurônios, fazendo com que você aumente a concentração, fixação de conteúdos e também a capacidade de desenvolver melhor o raciocínio lógico.

  • 4 – estimula o sistema imunológico 

    Praticar musculação ou outro exercício físico pelo menos 3 (três) vezes por semana, reforça sua imunidade e evita que você fique doente, o sistema imunológico é o responsável por  manter o corpo funcionando corretamente, ele é a defesa do seu organismo contra bactérias dos resfriados e da gripe.

separamos alguns alimentos que ajudam a aumentar sua imunidade

  1. frutas cítricas;
  2. cenoura e brócolis;
  3. pimentas;
  4. alho e cebola;
  5. gengibre;
  6. espinafre;
  7. iogurte natural;
  8. amêndoas;
  9. chá verde;
  10. água;

essa é a dúvida de muitos praticantes, deve-se treinar quando se está gripado?

se você treina todos os dias, tome cuidado, pois o excesso de treinamento intenso, pode baixar ainda mais sua imunidade, sua gripe pode se agravar ainda mais! certifique-se de dar o descanso necessário para seu corpo se recuperar, nosso sistema imunológico funciona melhor quando não está estressado.

obs: lembrando que resfriado é diferente de gripe, a gripe já é a doença em estado mais grave (gerando febre e dores intensas no corpo), enquanto que o resfriado não causa febre apenas dores leves no corpo e nariz entupido.

  • 5 – reduz o estresse 

    Muitas pessoas são viciadas em exercícios físicos (musculação), você já deve ter escutado falar, que “a musculação vicia”. Isto está ligado, já citado acima, a endorfina, porque quando você prática uma atividade física seu corpo libera essa substância química , ela é considerada como um analgésico natural, capaz de reduzir o estresse, ansiedade e até depressões em estado não tão avançados.

  • 6 – efeitos anti-envelhecimento 

    Os exercícios, mais principalmente a musculação, aumentam a produção de substâncias químicas que atuam contra o envelhecimento. Entre elas as principais são: o hormônio de crescimento e a L-glutamina.

  • 7 – melhora a pele 

    Com a idade é normal nossa pele ir perdendo a elasticidade. Ao praticar musculação, voltado para o ganho de massa muscular magra, a pele tende a voltar ao aspecto juvenil novamente, a massa magra que fica logo abaixo da pele causa este efeito, além de ajudar a eliminar a celulite.

suplementos comprovados que ajudam a prevenir o envelhecimento da pele:

  1. gelatina ou colágeno;
  2. vitamina C.
  • 8 – evita acidentes vasculares cerebrais 

    A musculação além de contribuir para a perda de peso, ela também reduz os níveis de colesterol e pressão arterial, uns dos maiores vilões que causam os acidentes cerebrais. A atividade física moderada, previne esses acidentes, mais deve-se praticar pelo menos 3 (horas) por semana para que se tenha um real benefício da atividade.

alguns sinais de acidentes vasculares cerebrais (o AVC): se você ou algum amigo tiver qualquer um desses sinais, procure um profissional imediatamente.

  1. fraqueza de um lado do corpo;
  2. dormência da fase;
  3. dor de cabeça incomum;
  4. perda de visão;
  5. dormência e formigamento;
  6. tontura ao andar;
  • 9 – alivia a ansiedade 

    A prática regular de exercícios físicos (musculação), diminui reações de ansiedade e ataques de pânico. Mais uma vez entra a endorfina no assunto, quando se trata de ansiedade a prática de exercícios físicos libera endorfina, um analgésico natural capaz de trazer felicidade.

sintomas do ataque de pânico, uma crise gerada pela ansiedade:

  1. taquicardia;
  2. tonturas;
  3. dores de estômago;
  4. falta de ar;
  • 10 – aumenta a duração da vida 

    A musculação tem um papel fundamental na qualidade de vida de uma pessoa, ela previne e cura doenças, muda hábitos alimentares, além de aumentar a massa muscular, ela também protege o coração, estabiliza a pressão arterial e pode ser praticada por qualquer pessoa, não importando a idade. Os exercícios físicos se praticados regularmente podem acrescentar de 6 até 7 anos à mais de vida para seus praticantes.

como deu de ver e repetindo musculação não é verão e não é carnaval, e sim um ESTILO DE VIDA

Se você gostou dos TOP 10 benefícios da musculação, se escreva gratuitamente na página abaixo para receber atualizações do blog por e-mail.

seta-vermelha[contact-form-7 404 "Not Found"]

vimos os top 10 dos benefícios da musculação para nossa saúde, mais não termina por aqui, continue descendo, tem muito mais benefícios.

  • 11 – melhora a imagem do corpo 

    Quem não gosta de estar bem visualmente? colocar qualquer roupa e se sentir bem com ela? Nos dias de hoje, as pessoas estão mais preocupas com o seu corpo, por isso a busca por academias cresce a cada dia (a busca pelo corpo perfeito), porém quase metade da população Brasileira não praticam esporte algum,  a musculação é considerada o esporte que mais rápido se vê os resultados.

uma pesquisa feita aponta que a maioria da população que não pratica atividade física esta infeliz com sua imagem corporal

veja abaixo 

o-beneficio-da-musculacao-grafico

neste outro gráfico, mostra as pessoas que praticam musculação e outras atividades físicas 

o-beneficio-da-musculacao-grafico

agora note neste gráfico (abaixo) as pessoas que só praticam musculação, veja como tem um grande aumento na satisfação da imagem corporal, e uma pequena porcentagem dos que não estão satisfeitos, apenas 16% 

o-beneficio-da-musculacao-grafico

como podem notar a musculação é o melhor esporte quando falamos em imagem corporal e saúde, com certeza é o esporte que mais rápido traz resultados e benefícios para seus praticantes.

  • 12 – melhora os hábitos alimentares 

    Sabe-se que a base para ter resultados na musculação é a dieta, praticantes que não seguem uma dieta balanceada orientada por um nutricionista, tendem a comprometer seus resultados e muitas vezes até a sua saúde, veja os 4 erros na sua alimentação que atrapalham seus ganhos.

seta-verdemuitos praticantes tem uma grande dificuldade em seguir uma dieta ou não tem dinheiro sobrando para se consultar com um nutricionista, vamos dar um bônus para você no final deste artigo, no tópico bônus, você poderá baixar uma dieta para hipertrofia, no caso (para ganhar massa muscular), leia até o final e baixe seu infográfico de plano de refeição.

  • 14 – os praticantes de musculação se sentem mais confiantes 

    Além do aumento significativo da auto-estima, o praticante de musculação consegue ter mais foco e persistência nos seus objetivos, pois não é qualquer um que sai do aconchego da sua casa, mesmo chovendo, para ir buscar suas metas na academia. E isto se espelha também em outros fatores da sua vida, seja no trabalho, no relacionamento ou em qualquer outra situação.

  • 15 – melhora a postura 

    A musculação é o principal esporte quando se trata em correção de postura, pois com ela você pode especificar a área muscular a ser trabalhada. Fazendo exercícios como o agachamento (por exemplo), ajudará muito a fortalecer regiões das costas que são mais fracas, fortalecer o abdômen também é muito importante para reduzir as chances de uma pessoa adquirir á cifose (doença que afeta a coluna e deixa a pessoa corcunda). Se você pratica musculação regularmente as chances de adquirir uma cifose são praticamente 0 (zero).

Pessoas que levam uma vida sedentária tem grandes possibilidades de adquirirem cifose:

como se adquiri:

  1. má postura (sentar, andar, condicionamento físico);
  2. em decorrência de outras doenças (espondilite e osteoporose);

sintomas:

  1. postura das costas;
  2. ombros caídos para frente;
  3. corcundez;

como prevenir:

  1. postura correta (sentar-se corretamente);
  2. exercícios físicos (musculação top 1).
  • 16 – melhora o apetite 

    O nível que você treina determina o tanto de apetite que você terá no pós-treino, se alimentar bem antes do treino, com carboidratos saudáveis (como exemplo) é uma boa forma de você sentir menos fome após o treino intenso. Treinos de níveis intermediários (menos intensos) não fazem alterações relevantes no seu apetite pós treino, é importante você ter sempre uma marmita ou lanche, pronto para você comer após o treino, ter uma alimentação planejada antes é uma boa forma de você não cair na tentação, e sair devorando tudo que ver pela frente após o treino.

  • 17 – melhora o nível de colesterol 

    Os exercícios físicos mais particularmente a musculação, são aliados no controle do colesterol, além dos exercícios físicos diminuir os níveis de colesterol ruim, também ajudam no aumento do colesterol bom. Um dos maiores benefícios do controle do colesterol é a diminuição de doenças cardiovasculares.

  • 18 – reduz o risco de ter diabetes 

    A prática de musculação regularmente reduz risco de uma pessoa adquirir diabetes, alguns estudos feitos na escola de Harvard apontaram que uma massa muscular bem desenvolvida, agem como amortecedores contra diabetes. Também afirmam que a musculação ajuda a manter o corpo em forma, sendo que o aumento do peso é um dos principais fatores para uma pessoa desenvolver a doença.

  • 19 – melhora quem sofre de dores nas costas 

    Atividades físicas, principalmente a musculação, ajudam no fortalecimento das costas, peitos, abdômen – esses três músculos – sendo os principais para evitar e melhorar as dores nas costas. Praticando o exercício de 2 duas a 3 três vezes na semana, a pessoa já conseguirá ver uma grande melhora nas dores inconvenientes das costas, existem outros exercícios que também ajudam no fortalecimento das costas, eles são o:

  1. pilates;
  2. yoga;
  3. musculação (sendo o TOP 1);

obs: se você tiver alguma inflamação na coluna, o problema precisa ser primeiramente tratado, para depois então dar início ao fortalecimento dos músculos com pesos.

  • 20 – reduz o risco de osteoporose 

    A musculação e outras atividades físicas ajudam no aumento da massa óssea e estimulam a consolidação de cálcio nos ossos (o cálcio é indispensável para a formação dos ossos), este efeito causa o fortalecimento e proteção contra a osteoporose (a osteoporose deixa os ossos enfraquecidos, pessoas com osteoporose podem ter fraturas graves, perda de altura e forte dores nas costas). O corpo humano não fabrica cálcio naturalmente, a maior fonte de cálcio está em alguns alimentos, a outra fonte são os suplementos.

alimentos ricos em cálcio:

  1. suco de laranja;
  2. brócolis;
  3. grãos;
  4. nozes;
  5. salmão e sardinha;
  6. iogurte;
  7. aveia;
  8. açaí;
  9. leite;
  10. farinha láctea;

Está gostando deste artigo?

como deu para ver até aqui os benefícios da musculação são muito mais do que um corpo sarado..

coloque seu melhor e-mail abaixo para você receber atualizações do blog por e-mail, fique por dentro!

  • 21 – ajuda a combater a depressão 

    O corpo é muito importante para a musculação, mais a mente é mais ainda (arnold schwarzenegger), muitas pessoas sofrem de depressão devido ao grande número de tarefas que elas tem à fazer no dia a dia. A musculação ajuda na liberação do estresse, aumento da auto-estima, melhora o sono e o apetite, melhora o humor, aumenta a energia além de melhorar a concentração, todas essas características são sintomas da doença depressão, bom, já deu para perceber porque a musculação é o TOP 1 aliado contra a depressão não é?

  • 22 – ajuda a emagrecer 

    A musculação é chamada de exercício anaeróbico e tem sim a capacidade de ajudar no emagrecimento. Ela age no corpo acelerando o metabolismo do praticante, fazendo com que ocorra a perda de gordura e o ganho de massa magra corporal, porém para maiores resultados o praticante deve focar em uma dieta com baixo teor calórico e de carboidratos.

seta# 23 BÔNUS 

  • Como muitos praticantes tem uma grande dúvida no que comer na dieta, fizemos uma para você baixar. Lembrando que essa dieta é para hipertrofia (ganho de massa muscular), ela contém 3043 calorias e  242 de proteínas.

PARA BAIXAR O BÔNUS DO ARTIGO,  BASTA CLICAR SOBRE A IMAGEM ABAIXO.

baixar-4

CONCLUSÃO:

  1.  musculação é o esporte que mais cresce no Brasil;
  2. é um estilo de vida;
  3. você dever praticar regularmente para ter seus maiores benefícios;
  4. a musculação não apenas deixa seu corpo sarado, mais também reduz e cura várias doenças;
  5. a dieta deve ser o pilar do praticante, sem dieta sem ganhos.

se você gostou deste artigo comente e compartilhe com seus amigos, ele pode ajuda-los também, e não esqueça de se cadastrar no blog para receber atualizações por e-mail.

 Bons treinos!

Receba em seu email o E-book gratuito treinos de 15 minutos que derretem a gordura + os melhores artigos e Vídeos exclusivos do blog, (vídeos só para quem é cadastrado)

Douglas

Eu sou Douglas fundador do GanharMassaMuscular.net Minha missão é ajudar as pessoas a assumir o controle de sua saúde e aptidão, seguindo um estilo de vida saudável e agradável que não só lhes dá o corpo que sempre quis, mas permite-lhes viver uma vida longa, vital, livre de doença. Todos os artigos do Ganhar Massa Muscular antes de serem publicados são estudados e pesquisados por fontes cientificas e por métodos utilizados por profissionais da área. Tudo isso para ajudar você, praticante amador ou profissional a conquistar os seus objetivos.

Website: http://www.ganharmassamuscular.net

Comentários no Facebook