Dicas para ganhar massa muscular aos 50 anos

Ganhar massa muscular aos 50 anos pode ser uma tarefa bem difícil. Na medida em que envelhecemos, junto conosco envelhece também a capacidade do organismo em sintetizar massa muscular e os próprios músculos diminuem bastante.

Mas, ganhar massa muscular aos 50 anos não é impossível. Tanto que existem vários atletas que beiram ou passam dessa faixa etária mantendo seus músculos e vida saudável, exibindo bons resultados e os potencializando ao longo do tempo.

Então, vamos começar a nossa conversa? Respire fundo, preste bem atenção e tenha uma boa leitura!

Exercite-se

Se você nunca “pegou peso” na sua vida, está na hora de mudar. Preferencialmente, mantenha uma caminhada ou corrida leve (trote) todos os dias para um melhor coração e vá à academia.

Mas, encontrar uma academia que trabalhe com atenção integral a pessoas que querem ganhar massa muscular aos 50 anos é uma dificuldade. Se possível, opte por um profissional personal trainer especializado na área ou pesquise bem sobre as academias por perto, senão pode se machucar.

Comece devagar, com pouco peso. Nada se constrói do dia para a noite e, se você nunca pensou em fazer algo pela sua saúde antes, menos ainda. Ganhar massa muscular aos 50 anos não é fácil, mas é possível.

Se houver a possibilidade, que tal optar pelo Pilates ou a Yoga? Ambas as modalidades de exercício são fortalecedoras de grupos musculares e focam em respiração e bem-estar. Pode ser um ótimo começo na sua jornada para ganhar massa muscular aos 50 anos.

Se você não tiver interesse pelos exercícios fora de casa, por que não em casa, mesmo? Movimente-se. Você não quer ganhar massa muscular aos 50 anos? Pesquise exercícios simples que trabalhem vários grupos musculares e divirta-se.

Coma bem

Para entender melhor, para ter resultados, o organismo precisa de três pilares – igual àquelas câmeras velhas – que são a alimentação, o treino e o descanso. Se você desrespeitar um deles, não vai conseguir resultados na sua jornada para ganhar massa muscular aos 50 anos, hein?

De preferência, procure uma nutricionista. Com a idade, é necessário um pouco mais de cuidado sobre o que devemos ou não comer. Ir na onda dos bombadinhos e ir atrás de WheyProtein de cara, não é uma opção.

Existem regras a serem seguidas para ser capaz de ganhar massa muscular aos 50 anos. Isso não quer dizer que o WheyProtein não possa ser utilizado. É que existem vários tipos de Whey para cada caso e, provavelmente, você não deve saber qual é o seu.

Mas, se você não conhece um profissional de confiança e está iniciando, que tal começar consumindo até 3 frutas por dia, ingerindo cereais como aveia, trocando alimentos normais por integrais, bebendo bastante água e comendo mais proteínas em carnes e ovos para ir se acostumando?

Em especial, a proteína é o que faz com que os músculos possam ser criados. Pode ser encontrada em animais (aves, bois) e vegetais (grãos, soja, cogumelos), mas não deve ser consumida em excesso, ou você acaba sabotando tudo o que tentou fazer nessa jornada para ganhar massa muscular aos 50 anos.

Comer ou beber algo rico em proteína 20 minutos antes do seu treino pode te ajudar a ganhar massa muscular aos 50 anos, mas, cuidado, não exagere na dose. Em excesso, a proteína pode:

  • Causar danos ao fígado: o recomendado é até 2,5 gramas de proteína por kg por pessoa, passando disso, você corre o risco de ter insuficiência hepática.
  • Ganho de peso: embora você queira ganhar massa muscular aos 50 anos, exagerar na dose da proteína pode te fazer ganhar peso, uma vez que a grama de proteína valha 4kcal. Pode parecer pouco, mas lembre-se que a quantidade varia de 200g a 300g de proteína para consumo individual. É só fazer as contas.

Atente para os hormônios

Esporadicamente viste o médico e faça um check-up. O controle das taxas hormonais é fundamental se você quer ganhar massa muscular aos 50 anos. São eles que definem sua disposição física e emocional.

O hormônio do crescimento e a testosterona, responsáveis pelo ganho e perda de massa muscular, diminuem drasticamente com a idade. Converse sobre uma possível reposição hormonal com seu endocrinologista e potencialize seus resultados para ganhar massa muscular aos 50 anos.

Motivação sempre

Dizer para você que em 6 meses você terá os resultados que sonha quando pensa em “ganhar massa muscular aos 50 anos”, seria mentira. Entenda que é muito difícil se comparar com quem já faz isso há mais tempo que você.

Entenda suas limitações e motive-se sempre para melhorar. Ganhar massa muscular aos 50 anos é difícil, mas, não é impossível. Crie rotinas, siga uma dieta específica e descanse assistindo a seus programas favoritos ou dando uma saída para relaxar.

Descanse muito

Para ganhar massa muscular aos 50 anos é preciso descansar. Parece contraditório, mas deixa eu te explicar: durante os exercícios, pequenas lesões musculares aparecem pelo rompimento das fibras e, é no descanso, que elas se reestruturam cada vez maiores e mais fortes. Entendeu?

Para ganhar massa muscular aos 50 anos ou em qualquer época da vida, o ciclo segue o seguinte: você come, se exercita e descansa. Para descansar, você precisa se exercitar e para se exercitar, você precisa comer.

Se você começar a se exercitar 3 vezes na semana, use os outros 4 para descansar. Mas, se você quer mesmo ganhar massa muscular aos 50 anos, que tal dar uma caminhada de 30 minutos nos dias de descanso e brincar um pouco com as máquinas outdoor? Você não precisa fazer esforço, mas se mexer e se divertir.

Siga sua rotina de bem com a vida

Ganhar massa muscular aos 50 anos já não é uma tarefa fácil. Se você sempre tiver desprazer em qualquer uma das atividades que levem a isso, é muito fácil abandonar.

Escolha atividades que te divirtam, façam com que você se sinta bem. Tentar criar hábitos nada saudáveis ao seu emocional com o objetivo de ganhar massa muscular aos 50 anos, não vale a pena.

Confira o vídeo do nosso amigo e Personal Will Detilli que fala mais sobre se é possível ganhar massa muscular após 40 anos

Já adianto que é perfeitamente viável treinar com 40, 50 60 ou até 70 anos de idade. Aliás cabe lembrar que musculação é o melhor exercício para preservar o corpo ao longo do tempo! Com o passar dos anos temos a tendência de perder massa muscular, massa óssea e a funcionalidade motora. Musculação simplesmente extermina todos esse problemas! Vou listar nesse vídeo vários pontos importantíssimos pra você treinar de forma segura e eficiente:

– Faça um check-up completo

– Aumento gradativo de esforço

– Faça pesos leves ficarem pesados

– Fortaleça seu core

Acompanhe o Canal no Youtube do Will Detilli

E então gostou das dicas? deixe seu comentário abaixo..

Você pode se interessar também por nosso eBook Gratuito >> Os 28 Principais exercícios para Força e Hipertrofia 

Facebook Comments

Douglas

Douglas é fundador do GanharMassaMuscular.net e do GMM Suplementos. A missão do blog que pertence à GMM Suplementos é ajudar as pessoas a assumir o controle de sua saúde e aptidão, seguindo um estilo de vida saudável e agradável que não só lhes dá o corpo que sempre quis, mas permite-lhes viver uma vida longa, vital, livre de doença. Todos os artigos do Ganhar Massa Muscular são publicados por profissionais da área e antes, são estudados e pesquisados por fontes cientificas e por métodos utilizados por atletas. Tudo isso para ajudar você, praticante amador ou profissional a conquistar os seus objetivos.

Website: http://www.ganharmassamuscular.net

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *