Quantas gramas de proteínas tem um ovo?

Quantas gramas de proteína tem um ovo

O ovo é uma excelente fonte de proteína animal, que pode colaborar com o ganho de massa muscular rápido. Mas você sabe quantas gramas de proteína tem um ovo? Quer receber, além dessa resposta, dicas e curiosidades sobre o alimento, além de outras fontes de proteína para obter hipertrofia? Leia abaixo para conhecer tudo isso.

Depende do tamanho do ovo

Não é possível determinar quantas gramas de proteína tem um ovo sem saber o tamanho desse ovo. Não podemos dizer que um filé de frango possui certo número de gramas sem conhecer o seu peso, e com o ovo é a mesma coisa.

E mais: também é preciso considerar se o ovo está inteiro, ou seja, contendo clara e gema, e ter como ponto de partida o seu modo de preparo.

Quantas gramas de proteína tem um ovo?

>> Baixe o infográfico em alta resolução <<

Quantas gramas de proteína tem um ovo - Infográfico

>> Baixe o infográfico em alta resolução <<

Incorpore este Infográfico no seu site ou blog: 

Copie e cole este código no seu editor de texto

Compartilhe em suas redes sociais preferidas:

Contudo, para que você possa conhecer esse valor, iremos levar em consideração que o ovo está inteiro e foi preparado cozido. Dessa forma, basta apenas classificar o ovo de acordo com o seu tamanho para você descobrir a quantidade de proteínas. Sendo assim:

  • Um ovo pequeno (38 gramas, aproximadamente) contém 4,9 gramas de proteína;
  • Um ovo médio (44 gramas, aproximadamente) contém 5,7 gramas de proteína;
  • Um ovo grande (50 gramas, aproximadamente) contém 6,5 gramas de proteína;
  • Um ovo extragrande (56 gramas, aproximadamente) contém 7,3 gramas de proteína;
  • Um ovo de tamanho jumbo (63 gramas, aproximadamente) contém 8,2 gramas de proteína.

Assim, em média, um ovo inteiro, quando preparado cozido, fornece ao indivíduo seis gramas de proteína. A clara geralmente possui um pouco mais de proteína do que a gema. Dessa forma, tome como exemplo um ovo que tenha sete gramas de proteína. Dessas, quatro estarão presentes na clara, sendo as outras três na gema.

É preciso levar em consideração que a clara possui mais proteínas, mas é na gema que estão concentrados mais nutrientes, além de proteína. Portanto, o consumo de gema não pode ser descartado.

Posso comer ovo cru?

Quantas gramas de proteína tem um ovo - comer ovo cru pode ?

Agora que você já sabe quantas gramas de proteína tem um ovo, é hora de descobrir dicas e curiosidades sobre esse alimento.

A melhor forma de consumo é pelo cozimento, pois a maneira crua desperdiça as proteínas. Isto é, quando se consome ovo cozido, se absorve melhor as proteínas (90% de absorção das proteínas no ovo cozido, contra 50% de absorção no ovo cru).

Além de melhorar a absorção de proteínas, cozinhar o ovo elimina o risco de contaminação por bactérias presentes na casca, como a salmonela.

O ovo também pode ser preparado de outras formas, ou seja, em omeletes, ovos mexidos, em receitas diversas, até mesmo frito, mas é preciso evitar frituras sempre que possível para ganhar massa muscular limpa.

Outra recomendação: o ovo, quando é cozido demais, também pode perder os nutrientes e a proteína. Para consumi-lo da melhor forma, conte dez minutos após o início da fervura e desligue o fogo no final do tempo. Eles estarão cozidos na medida certa.

Outros benefícios do ovo

Quantas gramas de proteína tem um ovo e beneficios

Você chegou ao nosso artigo para saber quantas gramas de proteína tem um ovo, mas também aprendeu que esse alimento possui outros nutrientes e descobriu formas de prepará-lo para obter os benefícios de hipertrofia.

Mas também é importante mencionarmos que o ovo é um ingrediente versátil e completo, que possui outras vantagens pelo consumo regular. Veja:

  • É um dos melhores alimentos existentes;
  • Possui poucas calorias (um ovo grande contém apenas 77);
  • Estão presentes no ovo praticamente todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde;
  • O ovo é fonte de colina, uma substância indispensável para a saúde do cérebro e do coração;
  • São excelentes para constar no cardápio de pessoas que buscam uma vida mais saudável, com redução de peso e/ou gordura;
  • Promove grande sensação de saciedade, assim a pessoa acredita que está com o estômago cheio e não ingere mais calorias do que o necessário. Esse efeito é ainda mais visível quando os ovos são consumidos no café da manhã. Se isso acontecer, a quantidade de alimentos ingeridos nas próximas refeições é menor, durante 24 horas;
  • Além de todos esses benefícios, os ovos são baratos, fáceis de encontrar e preparar, cabendo em diversos preparos, sozinho ou em receitas com outros ingredientes, tanto doces quanto salgadas.

Outras fontes de proteínas

Agora que você já sabe quantas gramas de proteína tem um ovo (e viu que é bastante), provavelmente aumentará o consumo desse alimento em suas preparações. Contudo, nem só de ovo vive o homem, e você logo irá enjoar desse ingrediente se não fizer variações em seu cardápio.

Por esse motivo, abaixo citaremos outros alimentos que também são fonte de proteínas e podem constar em sua rotina diária de alimentação.

As carnes lideram a lista. Então, consuma muito frango, de preferência, alternando essa proteína com peixes e carne vermelha. Uma porção de 100 gramas de frango contém aproximadamente 32 gramas de proteína.

Para o lanche, nossa recomendação é um sanduíche feito com peito de peru (cem gramas fornecem 24 gramas de proteína, aproximadamente), mais queijo cottage ou ricota. Leite e seus derivados são boas fontes de proteína, mas prefira as versões desnatado e zero gordura.

Se você não ingere proteína animal, pode incluir em seu cardápio boas fontes de proteína ao ingerir soja (41 gramas de proteína); caju (20 gramas); vagem (também 20 gramas); lentilha (18 gramas) ou tofu (10 gramas). Para obter essa quantidade de proteínas, considere meia xícara do alimento.

Outras opções vegetarianas de proteínas para colaborar com o ganho de massa muscular são, tendo como medida duas colheres (sopa): semente de linhaça ou de chia (quatro gramas cada) e manteiga de girassol (cinco gramas).

Combinação de proteínas

É claro que o consumo de proteínas será aumentado durante a refeição, porque as pessoas geralmente comem a porção de carne com pelo menos um acompanhamento. Dessa forma, cem gramas de peito de frango (32 gramas de proteína), quando acompanhado de uma porção de batata doce pequena (de 4 a 7 gramas de proteína), poderão totalizar quase 40 gramas de proteína por refeição.

Proteínas do ovo e muito mais

Hoje você descobriu quantas gramas de proteína tem um ovo, conheceu dicas e curiosidades sobre esse alimento, além de formas de alternar a ingestão de proteínas, bem como de aumentá-la pela combinação de alimentos. É hora de montar seu cardápio!

Douglas

Eu sou Douglas fundador do GanharMassaMuscular.net e do GMM Suplementos.Minha missão é ajudar as pessoas a assumir o controle de sua saúde e aptidão, seguindo um estilo de vida saudável e agradável que não só lhes dá o corpo que sempre quis, mas permite-lhes viver uma vida longa, vital, livre de doença.Todos os artigos do Ganhar Massa Muscular antes de serem publicados são estudados e pesquisados por fontes cientificas e por métodos utilizados por profissionais da área. Tudo isso para ajudar você, praticante amador ou profissional a conquistar os seus objetivos.

Website: http://www.ganharmassamuscular.net

    Comentários no Facebook