Quantos litros de água por dia devemos beber para hipertrofia? Aprenda a calcular sua quantidade ideal de água

Quantos litros de água por dia devemos beber para hipertrofia

O corpo de um adulto é constituído de aproximadamente 60% de água e ela é fundamental para os processos metabólicos e para conquistar a hipertrofia, por isso é importante sabermos quantos litros de água por dia devemos beber.

Quem deseja manter o funcionamento correto do organismo e obter a hipertrofia muscular, deve saber ao certo quantos litros de água por dia devem ser ingeridos.

A maioria do nosso corpo é composto por água e esse elemento ajuda tanto nos processos metabólicos, como os da digestão e absorção, quando no transporte e utilização dos minerais, vitaminas, aminoácidos, carboidratos, e todos os demais nutrientes. Como também na ajuda no ganho de massa muscular mais rápido.

Então continue lendo o artigo para saber quantos litros de água devemos beber por dia para a hipertrofia muscular.

Prejuízos da falta de água para o organismo

Manter-se hidratado é fundamental para o bom funcionamento do organismo e a falta de água afeta o corpo de inúmeras maneiras.

A primeira delas e a mais delicada é quando a falta de hidratação atinge o cérebro, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Devido a isso ocorre uma série de fatores, como a falta de memória, capacidade de raciocínio, concentração, reação e reflexão e dores. O mau humor estará sempre presente e a indisposição pelas atividades físicas também.

Além de diminuir a capacidade mental, a falta de água interfere também no funcionamento de outros órgãos, como o sistema digestivo, coração, rins entre outros.

A água é responsável por regular a temperatura do corpo, prevenir doenças, pelo bom condicionamento mental e também por queimar a gordura do corpo, dar força e controlar a  musculatura e lubrificar as articulações. Por isso “quantos litros de água por dia devo tomar ?” é uma pergunta freqüente feita pelos atletas.

Água x emagrecimento

Prejuízos da falta de água para o organismo

Como já dito anteriormente, a água é fundamental para quem pratica atividades físicas, pois ajuda no ganho de massa muscular e preservar a boa saúde. Os benefícios, além do auxílio na hipertrofia, é o auxílio no emagrecimento (sendo tomada gelada), pois atua como um termogênico, acelerando o metabolismo e ajudando na perda de calorias.

Importância da água para hipertrofia

Na prática dos exercícios físicos muita água é perdida através da transpiração, por isso a reposição de água deve ser feita ao longo da atividade para manter o corpo hidratado e aumentar o rendimento físico.

A hidratação correta às vezes é deixada de lado ou não é feita corretamente pelos atletas e amantes dos exercícios físicos, e isso compromete não apenas os resultados dos treinos, como também a saúde.

Quanto maior o consumo de água, maior o gasto energético e maior o resultado da hipertrofia. A hipertrofia muscular significa o aumento do volume dos músculos através de estímulos gerados pelo exercício físico, e eles são compostos por 75% de água e uma pequena falta de dela você já pode perder força e resistência muscular

A falta de água causa treinos mais difíceis com menos resultados, porque a hidratação celular afeta as taxas de síntese proteica e quebra de proteína. Se as células musculares estiverem bem hidratadas, elas fornecerão maior crescimento muscular.

Uma queda de 1.5% nos níveis de água no organismo representa uma queda de 10% na força física, porém quando maior a quantidade de massa muscular, maior é essa queda. Assim quanto mais água no corpo, mais repetições e séries poderão ser feitas, o que conseqüentemente garantirá mais hipertrofia muscular.

Por isso, tem-se buscado entender cada vez mais o funcionamento do organismo e saber quantos litros de água por dia o corpo precisa, tanto para manter a saúde, quanto para ajudar no ganho de massa muscular.

Para hipertrofia são necessários quantos litros de água por dia?

Para hipertrofia são necessários quantos litros de água por dia

Há uma receita que determinada quantos litros de água por dia devemos tomar, que corresponde a 2 litros. Porém esse valor varia de pessoa para pessoa, uma vez que cada um possui um peso específico.

Para quem deseja obter hipertrofia muscular a água é fator essencial, pois ela aumenta o desempenho no treino. Mas afinal, quantos litros de água por dia devemos tomar?

Existe uma fórmula que calcula esse valor, e é representada por: 39 ml multiplicado pelo seu peso corporal em quilogramas.

Por exemplo: se uma pessoa pesa 80 kg (80 x 39) ela beberia 3120 ml (3,12 litros) de água.

Obs: Estes números também podem variar, dependendo do tamanho do indivíduo e o nível e intensidade do seu treinamento.

Água antes, durante e depois do exercício

Para garantir os melhores resultados sobre quantos litros de água por dia devemos tomar, é necessário fracionar a quantidade ideal em antes, durante e depois das atividades. De 2 a 3 horas antes da prática da atividade, beba em média 500ml de água, e imediatamente antes do exercício tome mais 250ml.

A cada 10 ou 20 minutos praticando seu treino, deve tomar entre 200 a 300ml. No início pode parecer grande quantidade, mas seu corpo logo irá se acostumar.

E assim que a série de exercícios terminar, você irá repor o líquido perdido no suor e na urina. Para saber a quantidade que perdeu, pese antes e depois do treino, por isso tome 500 ml a cada meio quilo perdido.

Durante as quatro horas seguintes continue ingerindo, assim como no restante do seu dia até cumprir a quantidade indicada para você.

Por isso beba água

Quantos litros de água por dia devemos beber

Não somente a água produz os benefícios da hidratação, apesar de ser a mais indicada, outros líquidos também exercem esse papel. Desde que não possuam elevados índices calóricos e de açúcares.

Manter-se bem hidratado é tão importante quanto a prática de alimentação de 3 em três horas. E com o auxílio de outras suplementações, a água contribui (e muito) para a hipertrofia, pois o ganho de massa muscular depende da hidratação das células dos músculos, além de produzir maior gasto energético.

Mesmo parecendo difícil a grande ingestão de água por dia, você deve-se esforçar em razão dos grandes benefícios que trará, pois ao longo do tempo seu corpo vai se acostumar. A água é um condutor universal, ela pode te conduzir para ter um corpo perfeito.

Adquira a prática e logo seu corpo irá mostrar o contentamento e os resultados da adoção de quantos litros de água por dia ele realmente necessita.

Douglas

Eu sou Douglas fundador do GanharMassaMuscular.net e do GMM Suplementos.

Minha missão é ajudar as pessoas a assumir o controle de sua saúde e aptidão, seguindo um estilo de vida saudável e agradável que não só lhes dá o corpo que sempre quis, mas permite-lhes viver uma vida longa, vital, livre de doença.

Todos os artigos do Ganhar Massa Muscular antes de serem publicados são estudados e pesquisados por fontes cientificas e por métodos utilizados por profissionais da área. Tudo isso para ajudar você, praticante amador ou profissional a conquistar os seus objetivos.

Website: http://www.ganharmassamuscular.net

    Comentários no Facebook