Sementes de chia o que é, seus benefícios e como consumir

Sementes de Chia, um dos alimentos mais poderosos que existem

Saiba mais sobre essa semente que ajuda a emagrecer e ainda faz bem à saúde. Não é à toa que as sementes de chia estão na lista dos superalimentos. A semente, derivada da Salvia Hispanica, é repleta de proteínas, gorduras saudáveis, fibras, antioxidantes e sais minerais. Cada 100 g de sementes de chia contem 595 Kcal de energia, 16 g de proteínas, 44 g de carboidratos e 31 g de lipídios. Além disso, ela é rica em ômega 3, cálcio, fósforo e magnésio.

Sementes de Chia Emagrece

sementes-de-chia

A semente de chia é uma poderosa aliada na luta pela perda de peso. Isso acontece porque quando entram em contato com a água, elas triplicam de volume e, consequentemente, prologam a sensação de saciedade.

Além disso, em contato com a água, as sementes de chia formam um retículo que gera soluções de alta viscosidade, ajudando na metabolização da gordura localizada. A semente também é um importante agente anti inflamatório, por isso é considerada por muitos como a solução para quem deseja perder peso e não consegue.

Quer inserir a semente de chia na sua alimentação? Descubra como em Receitas Fitness.

Sementes de Chia faz bem para a saúde

Os nutrientes presentes na semente de chia ajudam a diminuir as placas de gorduras nas artérias favorecendo a saúde cardiovascular e diminuindo os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. Além disso, as sementes de chia ajudam na regulação da pressão dos vasos sanguíneos, evitando o aumento da pressão arterial, já que aumenta a fluidez sanguínea.

Além disso, a semente de chia proporciona outros benefícios:

  • Ajuda no combate ao envelhecimento precoce;
  • Melhora da imunidade do organismo;
  • Fortalece os ossos;
  • Previne crises de enxaqueca;
  • Diminui o risco de doenças cardiovasculares;
  • Regula o intestino;
  • Melhora a função cerebral;
  • Melhora a resistência física e recuperação de lesões musculares.

Como consumir a semente de chia

A nutricionista Jackie Newgent dá algumas dicas simples para você consumir as sementes de chia de modo fácil, no seu dia a dia. Confira a seguir:

1 – COLOQUE NO IOGURTE: Espalhe 2 colheres (sopa) de sementes de chia no copo de iogurte grego sem gordura com abacaxi. Coma rapidamente para que elas permaneçam crocantes. Se quiser incrementar, adicione lascas de coco fresco.

2 – MISTURE EM SALADAS: Espalhe 2 colheres (sopa) de sementes de chia em qualquer tipo de salada.

3 – ADICIONE EM SUCOS E VITAMINAS: Bata 1 colher (sopa) de sementes de chia e 150ml de suco de maçã ou outra fruta que seja da sua preferência, em especial as com mais líquido. Deixe descansar por 20 minutos e tome.

4 – USE EM REFOGADO: Adicione 2 colheres (sopa) de semente de chia em refogados de frango ou bife com brócolis, aqueles feitos na culinária chinesa, por exemplo. Sirva com arroz cozido, que pode estar com sementes de chia também.

5 – INSIRA EM OMELETES: Misture 1 colher (sopa) de sementes de chia e 3 colheres de água. Deixe descansar por 20 minutos. Bata a mistura com dois ovos e prepare a omelete. Recheie com espinafre fresco, tomate e queijo de cabra.

A semente de chia é realmente um superalimento. Existem diversas outras maneiras de inseri–la no seu cardápio do dia a dia. Conheça diversas receitas com semente de chia no Receitas Fitness.

Tabela nutricional da chia:

sementes-de-chia

Bons treinos e,

até logo.

Receba em seu email o E-book gratuito treinos de 15 minutos que derretem a gordura + os melhores artigos e Vídeos exclusivos do blog, (vídeos só para quem é cadastrado)

Douglas

Eu sou Douglas fundador do GanharMassaMuscular.net Minha missão é ajudar as pessoas a assumir o controle de sua saúde e aptidão, seguindo um estilo de vida saudável e agradável que não só lhes dá o corpo que sempre quis, mas permite-lhes viver uma vida longa, vital, livre de doença. Todos os artigos do Ganhar Massa Muscular antes de serem publicados são estudados e pesquisados por fontes cientificas e por métodos utilizados por profissionais da área. Tudo isso para ajudar você, praticante amador ou profissional a conquistar os seus objetivos.

Website: http://www.ganharmassamuscular.net

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *