Alongamentos diários para o corpo: descubra quais são os melhores
Os melhores alongamentos diários para o corpo não são uma receita genérica. Eles dependem de pessoa para pessoa e só quem pode comprovar isso é você mesmo.
Inicialmente, é preciso entender a importância de fazer alongamentos diários para o corpo. Eles não só são responsáveis por demandar relaxamento muscular, como também gerar disposição, aumentar a autoestima e viabilizar um dia produtivo.
Os alongamentos devem ser realizados tanto por quem pratica atividades físicas diariamente como também por sedentários, para diminuir as seqüelas do dia a dia.
Felizmente, alongar não tem contraindicações e os alongamentos podem ser realizados diariamente, por pessoas de todas as idades, de duas a três vezes no dia.
Benefícios dos alongamentos
Fazer alongamentos diários resulta em mais benefícios do que você pode imaginar. Alguns deles são:
- Flexibilidade: com os alongamentos, é possível desenvolver, melhorar e prolongar flexibilidade.
- Melhora o desempenho: ao realizar alongamentos, os músculos melhoram seu desempenho no dia a dia para tarefas como carregar pesos, abaixar ou correr. Se você trabalha com carga e descarga, essa é uma ótima ideia para começar hoje. Com o tempo, essas atividades se tornam menos cansativas e mais fáceis.
- Melhora a circulação: na verdade, qualquer que seja o estímulo fora da rotina pode dar no mesmo.
- Melhora a postura: se feitos com frequência, evitam que os músculos fiquem tensos, conserta vícios de postura e alivia o estresse, dores e tensões.
Tipos de alongamento
No geral, todas as pessoas podem realizar alongamentos diários para o corpo, independente da idade, condicionamento físico e possibilidade de mobilidade.
Quando realizados de maneira correta, os alongamentos são prazerosos e, através deles, torna-se possível trabalhar flexibilidade e limites pessoais. Quanto mais cedo começar seus alongamentos diários, mais flexibilidade você poderá desenvolver.
É mais comum que mulheres possuam mais flexibilidade devido a uma menor densidade de seus tecidos. No entanto, nada impede que homens pratiquem e desenvolvam algo similar.
Ao realizar os alongamentos diários para o corpo que vamos apresentar a seguir, certifique-se de que esteja em um ambiente aquecido e seja pelo menos até uma hora depois de acordar.
- Deite no chão, flexione as pernas e junte os pés. Devagar e mantendo a coluna ereta, abra as pernas ao máximo e tente tocar no chão. Force levemente por até 30 segundos.
- Posicione-se atrás de uma cadeira, estique as mãos para cima por 10 segundos, para frente por mais 10 segundos e dobre o tronco para conseguir encostar na cadeira. Jogue seu peso na direção da ponta dos pés e permaneça por 30 segundos.
- De frente a uma parede, apoie ambas as mãos e realize um movimento de flexão em pé.
- Em pé, passe um dos braços à frente do seu corpo e puxe-o com a outra mão. Faça isso em ambos os lados para aliviar ombros.
- Para dar continuidade aos seus alongamentos diários para o corpo, em pé, de frente a uma parede, apoie o cotovelo e force para trás. Esse movimento também pode ser realizado com o apoio da outra mão.
- Fundamentalmente importante, é o alongamento de pescoço. Muitas vezes o forçamos sem perceber e ele permanece tenso. Puxe a cabeça para um dos lados e realize força para a outra direção. Faça isso dos dois lados.
- Como o clássico nunca morre, não poderia estar de fora de seus alongamentos diários para o corpo, o alongamento de braços e mãos. Entrelace os dedos das mãos e estique os braços para cima por 15 segundos, para frente por 15 segundos e para trás por 15 segundos.
- Mantenha o quadril reto e movimente somente o tronco de um lado para o outro. Force bem e mantenha de 15 a 30 segundos cada lado.
- Sente-se no chão, estique as pernas. Agora, para turbinar seus alongamentos diários, que tal dar atenção a alguns músculos fundamentais e tendões? Curve-se em direção a cada perna e segure a posição por até 30 segundos. Tente alcançar os dedos dos pés. Uma variação legal desse movimento é apoiar ambas as mãos nas pernas e se curvar para frente.
- Posicione uma de suas pernas em um lugar alto que proporcione uma angulação de aproximadamente 90º. Depois, curve-se em direção a essa perna. Repita o mesmo procedimento com a outra. Uma melhor variação desses alongamentos diários para o corpo é elevar a perna um pouco mais e repetir o mesmo procedimento.
- Em pé, flexione levemente os joelhos e curve-se. Tente alcançar os pés.
- Em pé, ou deitado, levante uma das pernas, agarre-se ao joelho e segure por aproximadamente 30 segundos. Você também pode fazer esses alongamentos diários para o corpo de maneira inversa. Ponha a perna para trás.
- Sente-se, flexione as pernas com os calcanhares em direção ao tronco, junte a sola dos pés e faça movimentos de sobre e desce – o famoso movimento borboleta – para aumentar a flexibilidade na região.
Dicas para otimizar os seus alongamentos diários para o corpo
- Faça uma pequena caminhada ou uma corrida leve por 2 a 5 minutos para aquecer o corpo. Se você realizar seus alongamentos diários com o corpo frio, o risco de lesões é grande.
- Faça cada alongamento por até 30 segundos em músculos nem tão tensos e, em mais tensos, prolongue por até 1 minuto.
- Alongamentos diários para o corposão limitados e não devem ser forçados. O ideal é que a prática não traga dor.
- Relaxe e respire normalmente. Prender a respiração durante alongamentos diários para o corpo ou qualquer tipo de atividade pode gerar prejuízo.
- Alongue igualmente os dois lados do corpo.
- Além de alongar os músculos diários, que tal voltar a prática de alongamentos diários para o corpo para o trabalho? Alongue os músculos que você mais usa durante o trabalho.
- Se você é acostumado com atividades físicas, realize esses alongamentos ao menos 3 vezes na semana. Se você é sedentário, realize alongamentos diários para o corpo até 2 vezes por dia.
- Escolha um ambiente calmo que permita concentração para realizar seus alongamentos diários para o corpo.