Alimentos que dão força: quais são os melhores?
Sabendo que a alimentação faz parte do tripé do sucesso, por que não aproveitar? Suas refeições têm o poder de potencializar os seus resultados de uma maneira impressionante.
Da mesma forma que se julga necessário encontrar um equilíbrio entre o exercício e o descanso, é preciso planejar toda uma refeição em prol dos seus objetivos.
Alimentos que dão força são essenciais para auxiliar na construção e consequente adaptação de uma dieta equilibrada. A maioria desses alimentos possui muita proteína e/ou nutrientes capazes de não só servir ao seu objetivo, como também resultar em bem-estar geral.
Partindo da ideia de que os músculos “roubam” os nutrientes da alimentação para crescer, é possível criar uma lista bastante interessante de alimentos que dão força.
Esses alimentos são facilmente encontrados no dia a dia e não há quem tenha duvidado de sua eficácia. Alimentos que dão força existem e precisam ser explorados tanto quanto os suplementos.
-
Ovos
Os ovos fornecem uma quantidade ideal de proteínas e colesterol bom, se consumido de maneira correta, como qualquer outro alimento. Além disso, nosso querido ovo de todo o dia favorece a manutenção dos níveis de testosterona e mantém a integridade de células musculares.
Um alimento que dá força ideal, não é mesmo?
-
Carnes
Toda a dieta focada em proteínas terá como principal alimento a carne derivada de aves ou bovinos, considerada um dos principais alimentos que dão força. Mas, esse fato não impede a exploração de grãos e outros alimentos.
Geralmente, a carne ganha destaque porque sua concentração de proteínas e aminoácidos, via de regra, favorece o crescimento muscular e sua manutenção.
Um filé de carne magra possui, em média, uma grande quantidade de ferro, zinco e vitaminas do complexo B, essenciais para um bom funcionamento do organismo, para diminuir o índice de variações no humor, controlar compulsões alimentares e gerar um bem-estar geral.
Mas, cuidado. Carnes gordurosas não entram na nossa lista de alimentos que dão força, hein? Embora, com um consumo controlado, reflita os mesmos benefícios, seu consumo em excesso pode ser prejudicial do ponto de vista calórico. Prefira carnes magras como o frango, o patinho, maminha, lagarto, filé mignon, coxão mole e coxão duro.
-
Peixes
Eu acredito que os peixes possuam um grande valor na dieta. Além de serem alimentos que dão força, são ricos em ácidos graxos, ômega 3, aumentam a sensibilidade à insulina e atuam diretamentena síntese de proteína.
Alguns peixes, ainda, são capazes de proporcionar grandes quantidades de creatina, que tem função de auxiliar no crescimento muscular e dar força. Por esse motivo, deixo aqui alguns exemplos de peixes que se enquadram em alimentos que dão força:
- Salmão;
- Arenque;
- Linguado;
- Atum;
- Sardinhas (não em lata, mas o peixe propriamente dito);
- Truta;
-
Gérmen de trigo
Você sabia? O gérmen do trigo possui uma quantidade considerável de zinco, ferro, selênio, potássio e vitaminas do complexo B e, por isso, se enquadra nessa lista bem interessante de alimentos que dão força.
Além de ser rico em nutrientes, possui uma grande quantidade de proteínas, aminoácidos de cadeia ramificada, arginina e glutamina. É rico em fibras e contribui ativamente para a manutenção do peso.
Legal, né? Alimentos que dão força geram quantidades de nutrientes tão altas que você mal precisa suplementar com frequência. Como pré-treino, esse alimento se destaca por ser fonte de octacosanol, uma substância que ajuda aumentar a força muscular.
-
Arroz integral
O arroz é comumente associado às fibras e trocas alimentares, mas, não como um alimento que dá força. Mas, isso é um erro. O arroz integral é um grão inteiro que fornece as quantidades necessárias de fibra para manter os níveis de insulina recomendados.
Além do esperado, ele entra na nossa lista de alimentos que dão força pela disposição que oferece durante todo o dia e sua riqueza em uma substância chamada ácido gama-aminobutírico (GABA), um neurotransmissor que aumenta a produção do hormônio de crescimento (GH.)
É sabido que o hormônio do crescimento é essencial para alcançar melhores resultados de hipertrofia, por esse motivo, é imprescindível manter alimentos que, não só dão força, como também auxiliam no crescimento muscular.
-
Melancia
Eu sei o que você está pensando: como uma fruta que é recomendada para recuperar os níveis de insulina no pós-treino pode me ajudar a ganhar força?
Calma, já vou explicar. Essa fruta entra na nossa lista de alimentos que dão força pelo simples fato de ser rica em citrulina. Essa substância converte-se no organismo em arginina e favorece o sistema imunológico, além de estimular a produção do hormônio do crescimento, assim como o arroz integral.
O consumo da melancia é considerado um bom substituto da suplementação em si. Isso acontece porque, além de possuir mais nutrientes e maior capacidade de estimular a produção do hormônio do crescimento, é uma opção que leva em conta não só o aspecto nutricional como o custo-benefício.
Com a melancia, é possível alcançar altos níveis de arginina que, não só favorecem a construção de massa muscular, como também aumentama produção de óxido nítrico, responsável por fazer o sangue fluir melhor para os tecidos do organismo.
Assim, a melancia se mostra uma boa opção não só como sobremesa após as refeições, mas, também por ser um alimento que dá força essencial que pode estar presente em todas as refeições, sem causar nenhum tipo de malefício.
-
Espinafre
Se você é do meu tempo – não, brincadeira – ou ao menos se lembra do desenho Popeye, sabe que o musculoso só comia espinafre. Ele estava 100% corretíssimo: o espinafre é um dos melhores alimentos que dão força.
O espinafre é rico em antioxidantes e sua composição auxilia no crescimento muscular e no desenvolvimento de força. Ativamente, ele pode ser considerado um dos alimentos que dão força.
Sua riqueza em antioxidantes não só atua prevenindo o envelhecimento precoce como também a oxidação de células antes de seu tempo, por qualquer que seja a razão. Impede, também, o fluxo de radicais livres que possam atuar de maneira prejudicial no nosso organismo.
É uma fonte importante de glutamina, que é um aminoácido essencial que favorece o ganho de massa muscular e promove a saúde do intestino. Não só isso, ele também promove o bom funcionamento do sistema imunológico e aumenta os níveis do hormônio do crescimento e a taxa metabólica.
Você se lembra do que conversamos anteriormente sobre octacosanol na melancia? Essas folhinhas são capazes de entregar quantidades significativas dessa substância, beta ecdisterona e fitoquímicos que estimulam o crescimento muscular.
Dentre os demais alimentos que dão força, talvez o espinafre seja campeão em nutrientes e vantagens de consumo diário, podendo agir em situações de pré-treino, pós-treino e até mesmo em descanso.
-
Brócolis
Nunca pensou nos brócolis como um alimento que dá força? Que pena. Para homens e mulheres é um alimento ideal que reduz a quantidade de estrogênio no organismo.
Essa redução não favorece o ganho de gordura abdominal e retenção de líquidos, mas, reforça os efeitos anabólicos da testosterona e se torna um alimento que dá forçaque auxilia no ganho de massa muscular.
Parente nem tão próximo do espinafre, os brócolis também atuam como inibidores do apetite e realçadores do paladar. Se sua dieta não vai bem, que tal incluir os brócolis na sua salada?
Os brócolis são muito famosos nas dietas não só por seus incríveis benefícios, como também pela enorme quantidade de fibras e micronutrientes que auxiliam na perda de peso e, consequentemente, dá força.
Por ser um vegetal de baixo valor calórico, os brócolis podem ser consumidos em excesso sem problemas. Um copo cru do vegetal é capaz de oferecer 100% da quantidade necessária de vitaminas C e K, na verdade.
Os fitoquímicos presentes em sua composição – como o sulforafano, por exemplo – são capazes de realizar a lise (quebra) de células adiposas e atuar ativamente no processo de emagrecimento.
Além de ser um alimento que dá força essencial e muito benéfico do ponto de vista nutricional, ele é bastante famoso em dietas que visem o combate ao câncer ou o fortalecimento do sistema imunológico, ajudando também a evitar e tratar problemas digestivos e anemia.
-
Pão integral
O quê? Pão? Sim, pão. Principalmente o integral: aquele nem tão seco e nem tão hidratado que é ideal, é considerado um dos alimentos que dão força.
Isso acontece porque, normalmente, esses pães são criados a partir do uso de grãos inteiros como milho, cevada e trigo e leguminosas como lentilha e soja, por exemplo. Assim, eles proporcionam uma porção aceitável de proteínas e, consequentemente, geram os aminoácidos necessários para o crescimento muscular e desenvolvimento de força.
Além de esse alimento estar na lista de alimentos que dão força, ele proporciona muitos benefícios. Entre eles estão os ideais para quem é iniciante no processo de reeducação alimentar: digestão lenta, maior queima de gordura durante o dia e aumento de energia durante o treino.
-
Cereja
Sabe aquela cereja em conserva no supermercado? Não é aquela. Estamos falando da cereja in natura, que não é tão gostosa e muito menos agradável à primeira mordida.
A cereja é considerada um alimento que dá força não só pelo que existe em sua composição – que não é nem tudo isso se comparados aos grãos integrais e ao arroz – como também pelos seus efeitos no pós-treino.
Digamos que você ficou energizado porque comeu salmão com arroz e finalizou seu almoço com uma melancia. Como já foi visto até aqui, além de serem parte da nossa lista de alimentos que dão força, esses itens combinados podem ser muito benéficos do ponto de vista energético e para o ganho de massa muscular.
Dando seguimento ao raciocínio, você malhou bastante por se sentir até muito bem e, no outro dia, consequentemente se sente destruído. É aqui onde a cereja in natura tem mais valor.
Além de se caracterizar como um alimento que dá força, a cereja é capaz de reduzir a fadiga muscular consideravelmente após os exercícios, viabilizando uma rotina de treino diferenciada e sem muita dor de cabeça.
-
Peru
Embora já tenhamos conversado sobre carnes aqui, gostaria de dar uma ênfase no peru. Esse amigo encontrado com mais frequência nas ceias de natal entra na nossa lista de alimentos que dão força por causa de uma característica bem singular.
A carne dessa ave é rica em glutamina, um aminoácido que tanto favorece a síntese de proteínas como leva ao crescimento muscular e auxilia bastante na recuperação após os treinos, evitando o catabolismo e overtraining (treino em excesso).
Esse alimento que dá força, graças à glutamina, tem também a função de realizar a manutenção do sistema imunológico, estimular a remoção dos excessos de amônia e nitrogênio no organismo e controlar ativamente os processos de catabolismo e anabolismo.
É claro que estamos falando do peru mesmo, ok? Os famosos “blankets de peru” ou “presunto de peru” não se aplicam aqui. São apenas um misto de restos com corantes, assim como qualquer outro embutido.
-
Cereais
Embora os cereais como a chia e a linhaça sejam bem-vistos quando presentes em todo o tipo de dieta, eles são um famoso dilema. São ricos em carboidratos, favorecem a produção de energia do dia a dia e, ainda assim, são considerados alimentos que dão força.
Ricos em fibras solúveis, os cereais contribuem para a regulação do apetite ao fornecer uma sensação de saciedade mais duradoura, graças a seu mecanismo de tornar-se uma espécie de gel no estômago.
Além de melhorarem a digestão, essesalimentos que dão força estão interligados com micro e macronutrientes que visam a saúde como um todo, além de serem um potente regulador intestinal.
-
Banana
Fechando nossa lista de alimentos que dão força, é claro que a banana não poderia estar de fora. Uma porção já mantém 1/3 de nossas necessidades diárias de potássio e tantos outros micronutrientes supridos.
Não só rica em fibras, a banana também trabalha na inibição do apetite por coisas doces. Isso acontece ao regularizar o índice glicêmico, o que a torna uma potente aliada na luta contra o diabetes e seu desenvolvimento.
137 RECEITAS PARA GANHAR MASSA MUSCULAR
E se eu lhe disesse que você pode construir músculos e perder gordura comendo alimentos que você ama todas as semanas?
Em suma, se eu lhe dissesse que uma dieta adequada para maximizar a perda de gordura ou crescimento muscular é muito mais simples e agradável do que você é levado a acreditar?
Imagine você comer alimentos deliciosos, todos os dias... sem precisar se sentir com fome... tendo grandes níveis de energia para os treinos... e observando seu corpo responder exatamente como você deseja, deixando cair gordura ou adicionando músculo cada semana.
E imagine finalmente entender como uma dieta adequada realmente funciona...
Bem, tenho boas notícias.
Este livro digital irá mostrar-lhe o caminho.