Tapioca: como fazer, receita, vale ou não a pena incluir na dieta?

Intolerantes ou não ao glúten, muitas pessoas estão aderindo ao consumo regular da tapioca. Se você também é um deles, ou se pretende aderir em breve, conheça tudo o que você precisa saber sobre tapioca, incluindo uma receita em vídeo sobre como prepará-la e se vale ou não a pena incluí-la em sua dieta diária.

Do que é feita a tapioca?

A tapioca é feita da goma de mandioca hidratada, também conhecida por aipim ou macaxeira, dependendo da região do Brasil. O preparo de sua massa não inclui óleo ou outro tipo de gordura, apenas uma pitada de sal, se a pessoa desejar, e nenhum outro ingrediente.

Benefícios da tapioca

A tapioca é um alimento muito popular aqui no Brasil, e a cada dia está conquistando mais adeptos. Há algum tempo, ela começou a ser consumida por boa parte dos brasileiros, por conta de seus diversos benefícios, que você conferirá abaixo:

– por ser feita de mandioca, a tapioca é um alimento que apresenta baixo teor de sódio, zero gordura, sem glúten e com alto teor de carboidratos de fácil digestão;

– por não conter glúten, proteína que pode deixar as pessoas com sensação de estufamento no estômago, a tapioca não favorece o acúmulo de gordura e o inchaço que prejudica o intestino;

– a massa de tapioca é bastante gostosa, e pode ser preparada com diferentes sabores de recheios, entre doces e salgados, possibilitando variedade de cardápio;

– a tapioca pode ser incluída em diversas preparações do dia, servindo como refeição principal ou lanche.

Como fazer tapioca

Conforme citamos, é possível fazer tapioca com muitas possibilidades de sabores, por conta de diversos recheios. Contudo, o preparo da massa é padrão, e é ele que ensinaremos a você abaixo:

Você precisará de goma de tapioca, hidratada ou não, e recheio de sua preferência. Se você quiser hidratar em casa, compre polvilho doce e acrescente água até que fique totalmente umedecido. Em seguida, use uma peneira para separar a goma fininha, pois esta é que será utilizada no preparo de tapioca.

Se você já adquiriu a goma hidratada, siga o procedimento daqui em diante, pois é onde temos o ponto em comum.

Espalhe a massa em uma frigideira antiaderente aquecida em fogo médio para alto, e asse-a dos dois lados. Não deixe-a ficar muito ressecada, pois você colocará o recheio que preferir e terá de dobrá-la. Tapiocas muito secas podem se quebrar nesta etapa.

Como você percebeu e nós havíamos dito, não foi utilizado nenhum tipo de óleo ou gordura, nem mesmo para untar a frigideira, apenas a massa e o recheio que você preparou.

A quantidade de massa dependerá de quantas tapiocas você pretende fazer. Para uma porção feita em frigideira de 15 cm de diâmetro, você precisará de 60 a 80 gramas de goma de tapioca.

Receita de tapioca

 

Para conferir em detalhes o preparo de uma receita de tapioca, veja o vídeo que ilustra sua preparação. Temos a goma já hidratada, com um delicioso e saudável recheio de queijo branco, peito de peru e chia (que diminui o índice glicêmico da massa).

Pão e tapioca: qual a diferença?

Muitas pessoas passaram a consumir tapioca especialmente no café da manhã, em substituição do pão francês. Você conhece a diferença e os benefícios possivelmente percebidos por quem fez a troca do carboidrato? Veja abaixo:

Alternativa de carboidrato para o café da manhã, a tapioca pode ser consumida por pessoas que possuem doença celíaca, ou simplesmente, intolerância ao glúten. Contudo, também é a preferida de pessoas que desejam alimentar-se sem essa proteína na principal refeição do dia.

Segundo a nutricionista Tânia Rodrigues, a tapioca equivale a uma fatia de pão integral ou branco. A diferença é que ela não possui fibras ou proteína. Portanto, entre uma tapioca e uma fatia de pão integral, prefira o pão. Pelo contrário, prefira a tapioca no comparativo com o pão branco. Trocar a tapioca pelo pão, simplesmente por conta do glúten, não faz diferença, conforme a profissional.

A tapioca por si só não emagrece, mas é possível perder peso com o seu consumo regular, dependendo do recheio utilizado. Ela pode, inclusive, servir de lanche no pré-treino, especialmente se for utilizado algum tipo de grão no sanduíche de tapioca, seja no recheio ou na massa. Você pode utilizar a chia, já citada, ou então linhaça ou flocos de aveia.

Tapioca fornece energia para o treino?

Pegando gancho no que citamos, agora é hora de falarmos dos benefícios do consumo de tapioca antes do treino. Afinal, ela é rica em carboidratos, ingrediente recomendado para o pré-treino. Não somente a tapioca, mas batata, arroz e banana fazem parte dessa categoria.

Uma porção de massa de tapioca (aproximadamente três colheres de sopa) pode conter até 36 gramas de carboidrato, principal fonte de energia para a realização de exercícios físicos.

Para o pré-treino, especialmente para exercícios aeróbicos, recomenda-se a ingestão de carboidratos de rápida absorção, como a tapioca, juntamente a fontes de proteína, como leite e derivados, atum, peito de peru e whey protein, por exemplo, aproximadamente quarenta minutos antes do treino.

Para treinos mais intensos, a tapioca também pode ser indicada, mas é importante reforçar sua alimentação, além de alimentar-se com mais antecedência: de uma hora a uma hora e meia antes da atividade.

Para obter os benefícios desejados em seu treino, conte com o auxílio de um nutricionista. O profissional elaborará cardápios variados para seus diversos momentos do dia, garantindo que os nutrientes sejam bem absorvidos pelo seu organismo, e para que seu corpo tenha energia para o bom funcionamento.

Vale à pena ou não incluir a tapioca na dieta?

Após a leitura do texto, você chegou a uma conclusão? Será que vale a pena incluir a tapioca em sua dieta? Ela possui diversos benefícios, e você poderá usufruir deles no seu dia a dia, caso faça o consumo conforme recomendado pelos nutricionistas.

A tapioca pode ser uma alternativa bastante saudável para sua alimentação, mas você precisará fazer a sua parte!

Facebook Comments

Douglas

Douglas é fundador do GanharMassaMuscular.net e do GMM Suplementos. A missão do blog que pertence à GMM Suplementos é ajudar as pessoas a assumir o controle de sua saúde e aptidão, seguindo um estilo de vida saudável e agradável que não só lhes dá o corpo que sempre quis, mas permite-lhes viver uma vida longa, vital, livre de doença. Todos os artigos do Ganhar Massa Muscular são publicados por profissionais da área e antes, são estudados e pesquisados por fontes cientificas e por métodos utilizados por atletas. Tudo isso para ajudar você, praticante amador ou profissional a conquistar os seus objetivos.

Website: https://www.ganharmassamuscular.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *