Alimentação pré e pós treino: saiba quais alimentos comer
O que você come antes e depois de malhar impacta diretamente nos resultados do seu treino.
Vem chegando o verão e com ele cresce o desejo das pessoas de exibir um corpo magro e definido. Comprovar isso é muito fácil, basta a ir a qualquer academia para notar que, nessa época do ano, elas ficam cheias de homens e mulheres que buscam conquistar um corpo perfeito.
A oferta e as modalidades de treinos é enorme e aumenta todos os dias. Seja qual for o seu gosto o seu estilo, basta procurar um pouco que você encontrará um tipo de treino adequado para definir o seu shape.
A disciplina e a assiduidade são fatores essenciais para que os treinos surtam os efeitos desejados no corpo. Contudo, o que muitos não sabem, é que a alimentação pré e pós treino correta é um fator determinante para os resultados do treino.
Além de comer os alimentos certos antes e depois de malhar, outros hábitos também impactam no resultado final, como alimentação desregrada, poucas horas de sono e o tabagismo.
Se você está disposto a ter uma alimentação balanceada e, ao mesmo tempo, funcional, você não deve deixar de conhecer o Receitas Fitness. Lá você vai aprender a fazer pratos deliciosos para comer sem culpa.
A Importância da alimentação pré e pós treino:
A importância da alimentação antes e depois do treino é fundamental. Ela impacta não só no resultado final, mas também é decisiva tanto para aumentar a energia e a disposição para os exercícios quanto para ajudar na recuperação do corpo no pós treino.
O que comer antes do treino:
A alimentação pré treino é essencial para aumentar a disposição e evitar a fadiga, melhorando o desempenho durante os exercícios. Por isso, independentemente do tipo de treino – seja ele aeróbico ou musculação, o importante é comer carboidratos de qualidade antes do treino.
Os carboidratos são fontes de energia essenciais para o treino. Mas, atenção! Não estamos falando de fontes de carboidrato simples, como pães e farinhas refinadas.
Esses alimentos, inclusive, podem provocar picos de energia seguidos de quedas energéticas bruscas, resultando em tonturas e fadiga durante o treino.
O ideal para a alimentação antes do treino, são os carboidratos complexos. Eles demoram mais para serem digeridos pelo organismo e, por isso, evitam a queda dos níveis glicêmicos.
Além dos carboidratos complexos, os termogênicos devem ser inclusos na alimentação pré treino, pois eles aceleram o metabolismo fazendo com que o corpo tenha mais energia e, ao mesmo, tempo queime mais gordura durante as atividades. Não se esqueça da hidratação, o corpo precisa muito dela antes e durante o treino.
Os alimentos pré treino devem ser consumidos entre 30 e 40 minutos antes das atividades e em quantidades moderadas. Isso faz com que os níveis energéticos sejam mantidos e evita um eventual mal estar durante o treino.
Melhores alimentos para o pré treino:
Não sabe como consumir o alimentos? Confira ótimas receitas pré treino no Receitas
Fitness e alimente- se com a qualidade que o seu corpo necessita.
O que comer depois do treino:
Muitas pessoas têm disciplina nos treinos mas não alcançam os resultados ideais por não saberem ao certo o que comer após o treino. Na realidade é justamente esse o momento mais delicado da alimentação pré e pós treino.
É absolutamente normal sentir fome, muita fome, antes mesmo do final do treino. Isso acontece, porque o organismo gasta suas reservas energéticas, além de nutrientes, vitaminas e minerais.
Por precisar repor aquilo que foi perdido durante os exercícios é comum se sentir faminto após o treino. Mas é aí que mora o perigo. A sensação de fome faz com que tenhamos vontade de consumir alimentos pesados e gordurosos. Mas, ao fazer isso, você pode estar jogando todo o seu esforço por água abaixo.
Como o corpo perdeu vários nutrientes, tudo aquilo que você come é absorvido imediatamente. Por isso, é preciso comer os alimentos pós treino corretos.
O degaste causado pelos exercícios podem causar perda muscular. Por isso, o foco principal da alimentação pós treino deve ser a recuperação muscular. Para isso é indispensável consumir proteínas.
Além de ajudar na recuperação muscular pós treino, as proteínas também ajudam a saciar aquela incômoda fome que surgiu após os exercícios.
Melhores alimentos para o pós treino:
Peixes (salmão, atum, sardinha, tilápia)
No Receitas Fitness, você também encontra várias receitas para consumir os alimentos pós treino de forma fácil e deliciosa.
comente abaixo, de suas dicas de alimentação, pergunte, tire dúvidas, todo conteúdo a mais é sempre bem vindo.
Forte abraço,
até logo.