insuficiência de vitamina D: Saiba os 8 principais sintomas
Você sabia que já tem mais de 2 milhões de casos por ano no Brasil de pessoas que sofrem insuficiência de vitamina d? Esse foi um estudo realizado pelo Hospital Israelita A. Einstein e outros.
Sobre o tratamento da falta de vitamina d:
Muitas pessoas acreditam que a manutenção de hábitos alimentares saudáveis é suficiente, mas apenas alguns alimentos naturalmente contêm níveis significativos de vitamina d. Porém são necessários duas porções de peixes gordos como o salmão ou cavala todos os dias para obter níveis adequados de vitamina d.
Saiba mais sobre: os 10 principais alimentos que contém vitamina D;
E também: suplementos de vitamina D: um poderoso nutriente para combater a fadiga muscular (completo).
É, portanto, necessário aumentar os níveis de vitamina d no organismo através da exposição solar suficiente e ainda auxiliando se necessário com suplementação, a fim de utilizar todo o potencial da vitamina d para manter o corpo em bom funcionamento.
Um estudo realizado pela Universidade de Zurique (Universidade que formou Albert Einstein). Confirmaram que quantidades suficientes de vitamina D se tomadas com frequência, são essenciais para a saúde dos ossos e do corpo.
A falta dessa vitamina pode causar alguns sintomas no corpo, confira abaixo os principais causados pela insuficiência de vitamina d:
1. Fraqueza Muscular
Aqui está um choque que a maioria das pessoas não percebem: a maioria dos problemas de fraqueza muscular estão relacionados a baixos índices de vitamina d. Os Institutos Nacionais de Saúde relatam que uma pessoa que sofre de uma deficiência de vitamina d terá problemas com a função muscular adequada.
2. Psoríase (manchas na pele)
Este problema de pele muito comum é uma desordem auto-imune que muitos não percebem e que pode ser relacionado a falta de vitamina d. Este nutriente desempenha um papel importante no tratamento da psoríase. A psoríase piora com o tempo e se espalha, por isso mesmo se você só tem uma pequena mancha em seu cotovelo ou joelho, verifique os seus níveis de vitamina d e não se esqueça de tomar uma dose diária de óleo de fígado de bacalhau fermentado.
3. Fadiga constante
A vitamina d é necessária para o corpo produzir energia. Se você está constantemente cansado trate de verificar os seus níveis desta vitamina em seu corpo.
5. Depressão
Não, não está tudo na sua cabeça! Sentimentos de desesperança podem estar relacionados com deficiência nutricional simples. O Conselho de vitamina d relata que esta vitamina é essencial para o cérebro produzir a serotonina hormônio feliz. Algumas pessoas só sofrem de depressão durante os meses de inverno, conhecida como Seasonal Affective Disorder (SAD), que é causada pela falta de exposição ao sol e, portanto, a vitamina d durante esta época do ano.
6. Suador constante na Cabeça
Este é possivelmente o sintoma mais estranho de deficiência de vitamina d. Médicos antigos pediam para as mães verificar a cabeça de seus filhos, a fim de identificar a deficiência de vitamina d. Uma cabeça suada é também um sintoma subclínica de raquitismo, possivelmente a forma mais proeminente e perigosa de deficiência de vitamina d em crianças.
7. Imunidade sempre baixa
Se você sofre de uma infecção após a outra, é sábio verificar seus níveis de vitamina d.
8. Esquizofrenia
As pessoas que são deficientes em vitamina d, tem duas vezes mais probabilidade de serem diagnosticados com esquizofrenia em comparação com as pessoas com níveis de vitamina d suficientes, de acordo com um estudo em 2014, publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. Os pesquisadores do estudo revisaram resultados de 19 estudos observacionais que analisaram a relação entre esquizofrenia e vitamina d.
Como saber se você está com insuficiência de vitamina D
A forma mais precisa para medir a quantidade de vitamina d em seu corpo é fazendo um exame de sangue da vitamina D 25-hidroxi.
Espero que tenha ajudado você a desvendar o mistério relacionado a está poderosa vitamina. Se você gostou compartilhe este artigo e, se não for pedir muito se cadastre na nossa lista VIP e fique por dentro dos melhores artigos e dicas aqui do blog por email.
Forte abraço
até.
Fonte de pesquisa: thehealthyhomeeconomist, Hospital Israelita A. Einstein e outros.