O que é tamoxifeno e para que serve? Como fazer um TPC correto
O tamoxifeno ou tamox (marca comercial) é um medicamento bastante conhecido entre os praticantes de musculação, em especial, os bodybuildings. Funciona como um bloqueador de receptores de estrogênio, principalmente nas mamas, com uma função simples: evitar ginecomastia.
Graças à enzima aromatase, em um processo de aromatização, o estrogênio se torna produto da conversão de testosterona e androstenediona em estronas e estrogênio. Assim, é indicado para a o tratamento do câncer de mama em mulheres e no tratamento preventivo da ginecomastia nos homens.
Ginecomastia e Tamoxifeno
Aginecomastia é um processo de desenvolvimento exagerado de tecido glandular nos peitos masculinos. Em geral, todo tecido mamário visível e palpável deve ser considerado anormal, a não ser em situações fisiológicas como a idade, por exemplo.
O tratamento dessa condição geralmente é cirúrgico, no entanto, o tamoxifeno é um elemento que pode ajudar a prevenir esse problema ou trata-lo em estágios iniciais, vivido em sua maioria por indivíduos que usam esteroides anabolizantes para o ganho de massa muscular.
Para evitar o problema, o medicamento compete com o estrogênio ao se ligar nos receptores dos tecidos da mama. O raciocínio é simples: se os receptores dos tecidos das mamas estão ocupados, o estrogênio não pode se ligar a eles, evitando todo o processo.
Basicamente, o tamoxifeno serve para evitar que aconteça um crescimento desenfreado das glândulas mamárias, resultando em seios, efeito colateral comum em pessoas pré-dispostas a essa condição.
Entenda esteroides, anabolizantes e sua relação com o tamoxifeno
Antes de debatermos as graças do que é o tamoxifeno e para que serve o tamoxifeno, vamos falar um pouco sobre os esteroides anabolizantes, se você ainda não é adepto a isso.
Acredite ou não, o primeiro esteroide surgiu em 1889, quando alguém aplicou extrato de testículos de cachorro e porco em alguém. Hoje, esses produtos são produzidos em laboratóriovisando efeitos anabólicos como o aumento da massa muscular esquelética e efeitos androgênicos ou masculinizantes.
Essas substâncias podem causar efeitos adversos e resultar em problemas musculo-esqueléticos, hepáticos, reprodutores (infertilidade) e cardiovasculares. Seu uso abusivo pode gerar problemas à saúde, além de um comportamento agressivo, depressivo, hostil e entre outros.
Esse produto possui dois tipos de mecanismos de indução de hipertrofia muscular:
- Direto: mediado por uma interação do hormônio com o receptor androgênico, com sinalização de produção de proteínas.
- Indireto: interação com fatores tróficos como o IGF-I e receptores glicocorticoides, que inibem a degradação proteica.
É preciso entender que o tamoxifeno não possui meios de impedir esses efeitos adversos naturais. Estudos realizados em mulheres de 35 a 70 anos são o que temos para entender que é possível uma baixa de até 23% no ganho de massa muscular com a ajuda desse produto, apenas, interferindo principalmente em anabolizantes de mecanismo indireto.
Mas, como efeito adicional, para aqueles que possuem predisposição a infertilidade e fazem uso de anabolizantes, que pioram essa condição, o tamoxifeno tem a capacidade de estimular a produção de FSH, responsável pela espermatogênese, remediando esse aspecto.
Como tomar o Tamoxifeno?
O uso do tamoxifeno não garante uma proteção totalmente segura, como pode parecer. Isso vai depender do que está sendo usado no seu ciclo. Alguns esteroides não aromatizam, como a Trembolona, mas podemresultar em outro tipo de ginecomastia, pelo excesso de prolactina no organismo, por exemplo.
Outros fatores variantes vão ser a dosagem usada no seu ciclo, o intervalo de tempo entre as doses e o mais importante: a disposição genética de cada um. Mas, em geral, são recomendados de 10 a 40mg/dia, sendo o ideal 20mg/dia.
Terapia Pós-Ciclo (TPC) e Tamoxifeno
Quando pensamos em “para que serve o tamoxifeno?”, não existem apenas duas respostas: “prevenção da ginecomastia” e “tratamento do câncer de mama”. Esse medicamento pode ser utilizado na TPC.
Assim como o clomid, o papel aqui vai ser inibir o estrogênio endógeno e estimular a secreção do Gn RH e, conseqüentemente estimular a produção do FSH, responsável pela espermatogênese, e o LH, responsável pela produção de testosterona endógena pelas células de Leydig.
Embora as células de Leydig sejam responsáveis pela produção de testosterona natural, o tamoxifeno não causa dessensibilização, tornando o procedimento bastante seguro. Nesse caso, a dosagem fica a 40mg/diários constantes por três semanas. Depois desse tempo, é preciso realizar exames hormonais e checar os valores.
Mas, como todo o ciclo é diferente, seguem recomendações para cada tipo de anabolizante:
- Hemo: 12 horas após a última administração;
- Deca: 21 dias após a última aplicação;
- Dianabol: 12 horas após a última administração;
- Equipoise: 17 a 21 dias após a última aplicação;
- Fina: 3 dias após a última aplicação;
- PrimobolanDepot: 15 dias após a última aplicação;
- Durateston: 3 semanas após a última aplicação;
- Cipionato de Testosterona: 15 dias após a última aplicação;
- Enantato de Testosterona: 15 dias após a última aplicação;
- Propionato de Testosterona: 3 dias após a última aplicação;
- Testosterona em suspensão: 24 horas após a última administração;
- Winstrol: 24 horas após a última administração;
Efeitos Colaterais do Tamoxifeno
Todo o medicamento possui seus prós e contras que, a depender do indivíduo, podem aparecer leves ou severos, ou ainda nem aparecer. No caso do tamoxifeno, são eles:
- Dor de cabeça;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Diminuição da libido;
- Coágulos sanguíneos;
- Ondas de calor;
- Possibilidade de inibição do IGF, ocasionando um menor resultado no ganho de massa muscular;
Onde comprar o Tamoxifeno
Em geral, por ser um medicamento para tratamento e prevenção, ele é vendido sem receita. É só entrar na farmácia e pedir. Se quer algo ainda mais fácil enquanto ainda cicla, é só comprar pela internet.
O medicamento pode ser encontrado original como Tamoxifeno, mas o genérico e mais barato Citrato de Tamoxifeno não fica atrás. É o mesmo princípio ativo. Uma das marcas comerciais mais famosas é a Novaldex, logo depois vem o Tamox. Existem várias opções e uma variedade de preços.
O preço varia entre R$30,00 a R$90,00 em 30 comprimidos de 10mg, considerando marcas comerciais e genéricos. Mas, a maneira mais segura e barata de se conseguir o medicamento, ainda é correr atrás de uma farmácia de manipulação.
Como fazer um TPC correto
Sempre consulte seu médico antes do uso de qualquer substância..
Alguma dúvida sobre tamoxifeno..? Comente abaixo ou deixe sua opinião.