Queijo cottage e Dieta: Aprenda a fazer o seu queijo cottage caseiro

O queijo cottage é um dos vários tipos de queijo encontrados no mercado de sabor levemente ácido, cor branca, textura granulada e de baixa densidade calórica.

Diferente dos demais, durante seu preparo ele não precisa ser curado ou salgado para adquirir sua forma e, por isso, é conhecido por ser o mais magro dos queijos.

Rico em proteínas e importante para auxiliar na perda de peso e ganho de massa muscular, sua tabela nutricional não deixa nada a desejar, o que o torna um alimento saudável indispensável na geladeira de quem visa mudar de vida.

Assim como a ricota, o queijo cottage é um derivado do leite que merece atenção e respeito. Além de amplamente recomendado pelos nutricionistas, é recheado de benefícios e contribui para uma dieta equilibrada.

Leite? Isso não faz mal? Onde entra?

Por muito tempo circulou um debate no mundo científico sobre a necessidade da ingestão do leite. De um lado, indivíduos cientes de seus benefícios de maneira moderada, de outro, a teoria de que nenhum outro animal continua bebendo leite, como os humanos, para o resto da vida.

A resposta para esse dilema chegou de um cardiologista em 2011 que comprovou o seguinte: o ser humano precisa beber leite sim, e muito: pelo menos 3 copos de 200ml por dia.

A quantidade de cálcio encontrada no leite é essencial para regular muitas funções básicas do organismo, incluindo o fortalecimento dos ossos, além de torna-lo cada vez mais apto a um estilo de vida saudável.

Mas, não é qualquer leite e muito menos só o de vaca. A dica chave é a seguinte: prefira sempre o leite desnatado ou o leite derivado das oleaginosas, porque o integral tem capacidade de prejudicar as artérias a longo prazo.

No caso da confecção do queijo cottage, o leite utilizado também é o desnatado e, de acordo com seu processo de fabricação, evitando a cura e o sal, seus nutrientes são potencializados em vez de reduzidos.

Sobre a Tabela nutricional do Queijo Cottage…

Existe muito do que se aproveitar. Em cada100 gramas do queijo cottage – ou uma fatia relativamente média – é possível encontrar:

  • 98 calorias;
  • 3,4 gramas de carboidratos;
  • Incríveis 11 gramas de proteínas;
  • 4,3 gramas de gordura, sendo 1,7 gramas saturadas, 0,1 gramas poli-insaturadas e 0,8 gramas monoinsaturadas;
  • 364mg de sódio;
  • 104mg de potássio;
  • 2,7 gramas de açúcar;
  • 140 UI de vitamina A;
  • 3 UI de vitamina D;
  • 0,3µg de vitamina B12;
  • 83mg de cálcio;
  • 8mg de magnésio; e
  • 0,1mg de ferro.

Embora, vide tabela nutricional, o queijo cottage seja menos calórico que os demais queijos, sua riqueza em sódio é um pouco preocupante e torna seu consumo moderado em longo prazo, considerando a quantidade máxima em 1,6 a 2,3 gramas diários.

Outro ponto importante é a quantidade de cálcio. Recomenda-se a ingestão de no mínimo 1000mg (ou 1 grama) de cálcio diária para adultos até os 50 anos.

Acima dos 50 a necessidade sobe a 1200mg por dia no mínimo, essenciais para a manutenção do organismo e a prevenção do desenvolvimento precoce ou tardio de problemas nos ossos e de circulação, a depender de cada caso.

Quais são os benefícios do Queijo Cottage?

queijo cottage benefícios

Os benefícios do queijo cottage podem ser encontrados em diversas áreas de atuação para diversos objetivos diferentes. São eles:

  • Ganho de massa muscular: graças à sua riqueza em proteínas, é possível encontrar duas um pouco mais especiais: a caseína e riboflavina. A primeira impede o catabolismo e facilita o ganho de muscular, já a segunda, é responsável por converter os carboidratos em energia ao favorecer a quebra das reservas de gordura.
  • Emagrecimento: o queijo cottage promove sensação de saciedade e inibe a vontade da ingestão de doces. Além disso, seu alto nível de proteínas ajuda a manter a massa magra e estimula níveis elevados de ácido linoleico conjugado, com função de auxiliar na diminuição da gordura abdominal.
  • Nutrição: por ter uma tabela nutricional invejável em relação a outros tipos de queijo, o queijo cottage pode ajudar a suplementar crianças em fase de crescimento (estimulando uma melhor formação de dentes e ossos), gestantes e na prevenção à osteoporose.
  • Proteção ao coração: dentre os benefícios do queijo cottage, é possível encontrar prevenção a problemas cardíacos graças à sua concentração de magnésio, importante mineral que atua prevenindo infartos.
  • Antioxidante: felizmente, consumir esse queijo também auxilia na prevenção ao envelhecimento precoce e câncer, ao combater radicais livres e atuar na desintoxicação do organismo.

Queijo Cottage ou Ricota?

Se ambos são queijos relativamente parecidos, não é incomum chegar à mesma conclusão: queijo cottage ou ricota?

Diferentemente do que imagina, ambos os queijos podem ser utilizados numa dieta balanceada, mas, com objetivos diferentes. A ricota é um queijo relativamente calórico onde, em 100 gramas é possível encontrar até 167 calorias.

E isso não é tudo. A ricota é derivada do soro do leite enquanto que, em comparação, o queijo cottage é derivado do leite propriamente dito, o que o torna mais nutritivo e funcional.

O queijo cottage acaba sendo o preferido não só por ser um auxiliar direto na dieta, mas, também por ter mais facilidade de ser aderido. Seu sabor quase neutro e suave aliado à sua digestão rápida e eficiente o tornam um queijo incomparável, sendo o preferido dos fisiculturistas.

Como fazer o seu queijo cottage caseiro

Se você tem interesse na confecção do queijo cottage porque não confia na indústria ou simplesmente o vê como um produto um pouco caro, você veio ao lugar certo. Para o bem ou para o mal, esse queijo demanda certo tempo, mas, não é impossível reproduzi-lo, é até muito fácil. Basta seguir o passo a passo:

Ingredientes: 1 litro de leite desnatado (ou semi-desnatado, vai a gosto do freguês), 6 colheres de sopa de vinagre branco ou suco de limão e uma pitada de sal a gosto (opcional).

Modo de preparo: ferva o leite na panela, desligue o fogo e adicione o vinagre branco ou limão, mexendo bem. Salgue e deixe descansar por aproximadamente uma hora a duas, a depender do clima. O objetivo é que os grânulos do queijo se formem. Depois disso, basta passar numa peneira e esperar que escorra naturalmente.

Rendimento: Aproximadamente 200 gramas.

Dica: o soro do leite é o famoso “Whey Protein líquido” (soro de leite). Pode ser utilizado para esse fim por até no máximo 3 dias e, por ser caseiro, pode render um benefício nutricional aliado à sua composição. A dica também é utiliza-lo em receitas do dia a dia ou mistura-lo a blends proteicos.

Dúvidas?: Veja o vídeo na íntegra:

 

Facebook Comments

Douglas

Douglas é fundador do GanharMassaMuscular.net e do GMM Suplementos. A missão do blog que pertence à GMM Suplementos é ajudar as pessoas a assumir o controle de sua saúde e aptidão, seguindo um estilo de vida saudável e agradável que não só lhes dá o corpo que sempre quis, mas permite-lhes viver uma vida longa, vital, livre de doença. Todos os artigos do Ganhar Massa Muscular são publicados por profissionais da área e antes, são estudados e pesquisados por fontes cientificas e por métodos utilizados por atletas. Tudo isso para ajudar você, praticante amador ou profissional a conquistar os seus objetivos.

Website: https://www.ganharmassamuscular.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *