Os Benefícios da glutamina, o que é, como tomar (um guia completo)

Durante o treino intenso, os níveis de glutamina são muito empobrecidos em seu corpo, o que diminui a força, resistência e recuperação. Pode demorar até 6 dias para os níveis de glutamina voltar ao normal em nosso corpo, a glutamina desempenha um papel-chave na síntese de proteínas.

Estudos têm demonstrado que o suplemento glutamina pode minimizar a perda de força muscular e melhorar o metabolismo da proteína.

Mas a final, pra que serve a glutamina?

A Glutamina é constituída por aminoácidos não essenciais, que são produzidos naturalmente pelo corpo, ou seja, são importantes e indispensáveis ao organismo e criam condições anabólicas favoráveis para a construção muscular, promovendo uma ação anti-catabólica, evitando a degradação proteica e estimulando a síntese de glicogênio.

A glutamina é o aminoácido mais abundante no sangue e nas células musculares, que também serve como uma fonte de combustível. Ela tem sido utilizada para tratar queimaduras graves, doenças e para reduzir o tempo de recuperação da atividade física.

Benefícios da Glutamina

A Glutamina é um doador de carbono e nitrogênio e ajuda a restaurar o glicogênio, que restaura a energia. É o componente mais importante da proteína muscular e ajuda a reparar e construir músculos.

Veja aqui uma lista de benefícios da Glutamina:

  • Promove o crescimento muscular e diminui a perda de massa muscular;
  • Melhora o desempenho atlético e recuperação de exercícios de resistência;
  • Melhora o metabolismo e desintoxicação celular;
  • A Glutamina tem sido associada à síntese da proteína, o que impede que o músculo seja catabolizado (comido), a fim de fornecer glutamina para outras células do corpo;
  • Ela reabastece os níveis de Glutamina em declínio durante os treinos intensos;
  • Ajuda a manter o volume celular e a hidratação, acelerando o processo de cura e recuperação;
  • A Glutamina pode servir para impulsionar o seu sistema imunológico. Para os fisiculturistas, isso é muito importante uma vez que exercícios pesados tendem a esgotar muito os níveis de glutamina. (A Glutamina é uma fonte primaria de energia para o sistema imunológico.);
  • Pode curar até mesmo úlceras! Estudos descobriram que 1,6 gramas de glutamina por dia teve uma taxa de cura de 92% em quatro semanas.

Onde a Glutamina é encontrada?

A Glutamina pode ser encontrada em proteínas de origem animal, tais como carnes e produtos lácteos, juntamente com fontes de origem vegetal proteicos, tais como feijões,espinafre, repolho vermelho e salsa crua.

alt>Benefícios-da-glutamina>title>Benefícios-da-glutamina>

O mais comum, e a forma mais eficaz, de consumo é através de suplementos alimentares, os quais você poderá encontrar na forma de cápsulas ou pó, pois a concentração que os alimentos possuem não é tão importante como pode ser em um concentrado de aminoácidos como os que se colocam habitualmente à venda. Mesmo assim, há muitos ingredientes que a contêm.

Principais alimentos ricos em glutamina:

  • Carnes, ovos, peixes;
  • Iogurte, queijo, leite;
  • Beterraba, couve, salsa, repolho, espinafre.
  • Feijão, favas, ervilhas.

alt>Benefícios-da-glutamina>title>Benefícios-da-glutamina>

É preferível consumir alimentos ricos em glutamina no seu estado cru, pois isso ajuda com que o aminoácido não se destrua completamente.

Como tomar a glutamina?

Atletas que treinam de maneira intensa ingerem no máximo 20 gramas de Glutamina durante o dia, distribuído entre as refeições, evitando com que o corpo entre em situações de overtraining. Algumas pesquisas mostraram que a dosagem mínima de 5g por dia já é o suficiente, mas os consumidores dizem que 10g pode oferecer um melhor resultado.

Quando tomar glutamina, os melhores horários

Na refeição pós-treino: O consumo imediato logo após as atividades pode contribuir para uma recuperação muscular mais eficiente e faz com que os níveis de Glutamina gastos durante as atividades físicas se normalizem.

Refeição antes de dormir: Consumindo a Glutamina na ultima refeição do dia faz com que a produção de hormônio do crescimento seja beneficiada e enquanto estiver dormindo, seus músculos permanecerão em estado anabólico.

Lembre-se sempre se consultar um nutricionista, pois através de avaliações e exames, poderão determinar a quantidade adequada e frequência que a glutamina deve ser ingerida.

Glutamina efeitos colaterais

Não há estudos que comprovem efeitos colaterais devido ao uso de Glutamina, apenas em indivíduos diabéticos seu uso tem que ser controlado por um médico, já que diabéticos metabolizam a Glutamina de maneira anormal.

Doses excessivas podem resultar no futuro transporte ineficiente dos aminoácidos nos tecidos, além de reduzir a absorção dos nutrientes no intestino e nos rins.

Porque você deve tomar Glutamina

A Glutamina é muito importante na suplementação de atletas que treinam de forma intensa, mas não é somente pra eles, ela é essencial para a manutenção da função intestinal.

É utilizada pelas células brancas do sangue e contribui para a função normal do sistema imunitário. Adoecer ou perder massa muscular magra são potenciais sinais de deficiência de glutamina.

Forte abraço e até o próximo artigo.

Douglas

Eu sou Douglas fundador do GanharMassaMuscular.net e do GMM Suplementos.Minha missão é ajudar as pessoas a assumir o controle de sua saúde e aptidão, seguindo um estilo de vida saudável e agradável que não só lhes dá o corpo que sempre quis, mas permite-lhes viver uma vida longa, vital, livre de doença.Todos os artigos do Ganhar Massa Muscular antes de serem publicados são estudados e pesquisados por fontes cientificas e por métodos utilizados por profissionais da área. Tudo isso para ajudar você, praticante amador ou profissional a conquistar os seus objetivos.

Website: http://www.ganharmassamuscular.net

    Comentários no Facebook