Como o psicológico e o emocional atuam no ganho de massa muscular?
O ganho de massa muscular depende de uma série de fatores. Mas isto não é novidade. O que talvez você não saiba, é o impacto que o psicológico e o emocional tem na hipertrofia. Se você acha que tem feito tudo certo, e mesmo assim não obtém os resultados desejados, preste atenção. Sua mente pode estar sendo a maior inimiga de seu sucesso. Saiba mais detalhes sobre o assunto a seguir.
O corpo reage a tudo o que você pensa
Se você prestar atenção em um atleta de alto nível, verá sua capacidade de concentração. Parece que ele está totalmente imerso em seu objetivo, alheio a tudo e a todos. É claro que grande parte das pessoas não tem esta habilidade. Mas para ganhar massa muscular, saiba que seu corpo e sua mente estão interligados:
- No momento em que você condiciona seu pensamento em prol da hipertrofia, seu corpo começa a trabalhar para isto. Desta forma, seu estado de espírito tem um grande peso;
- O psicológico e o emocional funcionam como um amplificador. Se você está sem ânimo para exercícios, considerando uma obrigação ou se sentindo para baixo, seu treino será afetado. Por outro lado, ao estar motivado e pensando positivo, o ganho de massa muscular parece acontecer num passe de mágica;
- Isto acontece porque há reações químicas que ocorrem no cérebro desencadeadas a partir do tipo de pensamento. Se forem positivos, substâncias relacionadas a felicidade, energia e prazer serão liberadas. Caso contrário, outras substâncias que vão inibir sua motivação e resultados tomam conta.
Como você pode ver, o psicológico e o emocional tem tudo a ver com o ganho de massa muscular. Mas como treinar e obter resultados quando não se está 100% bem? Sua mente também pode lhe ajudar nesta questão. Veja 100 Dicas para Aprimorar seu empenho na Musculação.
A importância de sintonizar positivamente seu cérebro
Sem dúvidas você já deve ter enfrentado dias de desânimo, cansaço e vontade de desistir de seus treinos. Nestes momentos, há algumas formas de fazer seu psicológico e emocional vencerem estas sensações. Para isto, é preciso contar com alguns recursos de sua mente:
- Estabeleça objetivos de curto, médio e longo prazo. Planeje-se de forma que você possa fazer algum progresso todos os dias. Isto vai fazer com que você se sinta motivado para continuar os treinos, e ajudará a notar seu progresso no ganho de massa muscular;
- Pense em pessoas e modelos de corpo que inspire você. Mas cuidado, não tente virar as pessoas que admira. Cada indivíduo tem uma composição corporal específica. O ideal é que você encontre pessoas que considera modelos e as use como motivação pessoal;
- Saia da zona de conforto. No momento em que você se força a viver situações desafiadoras e fora de seu dia a dia, você vai além. Ao fazer treinos para hipertrofia que te fazer superar limites, sem prejudica-lo, os resultados são ótimos.
É importante encontrar um bom nível de equilíbrio. Isto significa nem ser duro demais consigo mesmo, nem deixar totalmente o esforço de lado. Pensa talvez em ser um atleta? Saiba mais sobre o Guia do Atleta.
Aprendendo a viver bem consigo mesmo
Outro fator que relaciona diretamente o psicológico e o emocional com o ganho de massa muscular é a autoestima. Quando há dificuldade em se aceitar, tudo o que você busca ficará mais difícil, e isto inclui a hipertrofia. Para garantir que este processo funcione, preste atenção nestas dicas:
- Aprenda a gostar de quem você é do que vê no espelho. Talvez seu objetivo em ganhar massa muscular seja ter mais confiança e autoestima, e isto é ótimo. Mas tudo começa no momento em que você descobre o quanto é importante sentir-se bem consigo mesmo;
- Doenças emocionais podem impedir a sua hipertrofia. Males como o estresse, a depressão e a ansiedade inibem hormônios importantes do corpo, inclusive os de desenvolvimento muscular. Além disto, alguns destes males podem desenvolver distúrbios alimentares. Isto irá fazer com que você fique longe do resultado que quer alcançar;
- Outra coisa de grande importância é cultivar emoções positivas. É claro que ninguém pode ser feliz o tempo inteiro, mas procurar motivos para sorrir e viver a vida de forma mais leve trazem excelentes benefícios. Levando isto para os treinos, há uma melhora significativa.
Todos estes aspectos mentais se refletem na hora de treinar e ganhar massa muscular. Mesmo que nem sempre seja fácil, interiorize emoções positivas. Elas darão mais energia e disposição para você atingir seu objetivo e conquistar a hipertrofia. Saiba mais: Frases Motivacionais de Musculação.
Uma via de mão dupla
Até agora, você viu o quanto o psicológico e o emocional atuam no ganho de massa muscular. Mas você sabia que treinar também traz benefícios para sua mente? Acaba sendo algo cíclico, uma vez que exercícios físicos são responsáveis por proporcionar sensações de alegria e bem-estar. Assim sendo, se você acredita em si mesmo e encontra a motivação certa para treinar, isto acaba por fortalecer seu lado mental.
Desta forma, a melhor maneira de aproveitar seus exercícios para hipertrofia é trabalhar o seu psicológico e emocional. Com um foco de pensamento positivo, as coisas acontecerão de maneira natural. O processo de ganho de massa muscular se mostrará mais rápido e eficiente, e a atividade física também fará muito bem para o seu mental. Por isto mude a sua forma de pensa, pois você só terá a ganhar com isto.