Whey Protein: Como Tomar, Qual o melhor, Engorda?
Hidrolisado, concentrado, isolado, blend. Muitos são os tipos e benefícios do suplemento que se tornou o companheiro de aventura de quem escolheu a vida e a rotina em academias e afins, mas afinal para que serve tomar Whey Protein?
O whey protein – proteína do soro de leite – é um suplemento de proteínas e aminoácidos, extraídos do soro do leite de gado bovino, com propriedades nutricionais muito utilizadas para a promoção e a recuperação da saúde, tanto em questões esportivas/desportivas, quanto em ambiente clínico, podendo ser utilizado diariamente para o alcance de resultados estéticos, de desempenho e controle de marcadores clínicos.
Veja mais sobre: >> Os melhores Wheys do mercado
Hipertrofia Muscular
De modo simplificado, na função metabólica da hipertrofia, o whey protein funciona como um suporte de ‘tijolos’ musculares. Durante o treino, o tecido muscular tende a sofrer rupturas em suas estruturas, gerando as lesões musculares, que serão, posteriormente, reconstruídas levando à, chamada, hipertrofia. A hipertrofia, nada mais é que, a cicatrização do tecido muscular, gerando um aumento no volume muscular e a diferenciação de suas estruturas funcionais.
Após o consumo, o whey, sofre digestão, como qualquer outro alimento, sendo levado à corrente sanguínea em forma de partículas menores, os aminoácidos. Os aminoácidos, junto com a glicose, são direcionados, pelo organismo, para a reconstrução dos tecidos lesionados, gerando a rápida cicatrização dos tecidos. O processo de lesão e reconstrução repetida é o que gera a hipertrofia.
Como Tomar Whey Protein
O consumo de whey protein vai variar conforme as necessidades, rotina, características físicas, fisiológicas, metabólicas e de treino de cada indivíduo; uma vez que, cada condição irá exigir um tipo, dosagem e protocolo diferente. De modo simples, o consumo pós treino imediato – cerca de 30 minutos após o treino – tem sido recomendado com obtenção de excelentes resultados.
Tipos de Whey Protein e Qual o melhor
Em relação aos tipos do produto, temos:
- O concentrado, que possui absorção mais lenta, por haver uma maior quantidade de gorduras e carboidratos, como a lactose.
- Whey protein isolado, praticamente livre de gorduras e lactose, maior taxa de proteínas e absorção mais rápida em comparação ao concentrado.
- O whey hidrolisado é uma versão de isolado com uma “quebra” proposital das partículas proteicas. Tem uma absorção mais rápida e confortável, melhor indicado para quem sofre com azia, por exemplo, ou, quem tem dificuldades na digestão de proteínas.
- O blend é uma mistura dos variados tipos de whey, costuma ser apreciado por proporcionar, numa mesma dose, o aporte proteico de forma variada, ao longo do período digestivo.
Não há um produto mágico, ou, melhor que o outro. O que deve ser levado em consideração, é a recomendação profissional, a qualidade do produto, verificar as fontes da matéria prima e, a composição do produto.
Em alguns casos, o produto, denominado como whey protein, pode trazer, em sua composição, ingredientes como a proteína de soja, ou outro derivado vegetal, o que se caracteriza como adulteração do produto, uma vez que não se enquadra como “whey protein” – proteína do soro de leite.
Whey Engorda?
O consumo, consciente e profissionalmente, orientando do produto não costuma causar prejuízos, como o aumento do percentual de gordura corporal, porém, sem a devida orientação profissional, não há como garantir os devidos resultados.
Além de benefícios estéticos e de rendimento, o whey protein pode estar alinhado, de modo agradável, à alimentação de gestantes, crianças, adolescentes e idosos, sempre com o acompanhamento e responsabilidade do profissional de nutrição, uma vez que sua composição está ligada ao balanço energético proteico e amino acídico, tendo relação direta com a formação do sistema imunológico e equilíbrio hormonal, como o aumento da serotonina, redução da ação do cortisol – hormônio do estresse e pró inflamatório -, controle de enzimas vasodilatadoras ligadas à hipertensão, relação direta com os LDL e HDL, prevenção de cáries, melhor absorção do zinco e aumento da captação de vitamina D.
Veja mais sobre: >> Os melhores Wheys do mercado
E aí? gostou de saber sobre o Whey Protein e para que serve? Qual o seu whey de hoje? Comente!
Últimos Atigos do blog:
- 5 Dicas para uma Dieta para ganhar massa muscular de forma eficiente
- Barra Fixa: Tipos e variações de Barra Para o Seu Treinamento
- Como o Stress e a Ansiedade Podem Prejudicar o Ganho de Massa Muscular
- Os melhores suplementos para ganhar massa muscular atualizado (2020)
- Testosterona Baixa: como aumentar e benefícios
Por Fabíola Fernandes Soares, Bacharel em Nutrição pela Unama Universidade da Amazônia (2012-2016) – CRN10 N°6923 – Instagram da Fabíola.
REFERÊNCIAS:
Salzano Jr I. Nutritional supplements: practical applications in sports, human performance and life extension. Symposium series 007; São Paulo; 1996-2002. p.75-202.
Groziak SM, Miller GD. Natural bioactive substances in milk and colostrum: effects on the arterial blood pressure system. Brit J Nutr. 2000; 84(6):119-25.
Anthony JC, Anthony TG, Kimball SR, Jefferson LS. Signaling pathways involved in translation control of protein synthesis in skeletal muscle by leucine. J Nutr. 2001; 131(3):856s-60s.
Pedersen BK, Hoffman-Goetz L. Exercise and the immune system: regulation, integration and adaptation. Physiol Rev. 2000; 80(3):1055-81.
Rossi L, Tirapegui J. Aspectos atuais sobre exercício físico, fadiga e nutrição. whey protein para que serve. Rev Paul Educ Fis. 1999; 13(1):67-82.