Consumo de colágeno hidrolisado, melhora a elasticidade da pele? Como tomar, vale a pena?

O que é colágeno?

Antes de mais nada, o que é o colágeno? Colágeno é o nome de uma estrutura proteica que o corpo humano produz naturalmente, essa proteína está ligada à elasticidade e capacidade de recuperação de tecidos como a pele e as cartilagens.

Além da produção metabólica, o colágeno pode ser encontrado em alimentos de origem animal ou em forma de produtos suplementares, como os tecidos conjuntivos animais, as gelatinas ou o colágeno hidrolisado.

De modo geral, não é necessária a suplementação do colágeno, uma vez que a digestão transforma essa proteína em uma combinação de partículas menores, chamadas de aminoácidos, e recombina conforme a necessidade do momento. Em outras palavras, o corpo só utiliza o colágeno, em forma de colágeno, se ele precisar.

Não entendeu? Vamos lá! Ainda que você consuma o colágeno, mesmo o hidrolisado – para os mais espertinhos, “hidrolisado” quer dizer que as partículas estão pré digeridas, ele acaba sofrendo processo digestivo e sendo utilizado pelo organismo da forma que mais cabe no momento, podendo seguir para a formação de outras moléculas e tecidos que não os da pele. Deste modo, não adianta utilizar cargas excessivas da substância, uma vez que ela só será utilizada para aquilo que o organismo precisar.

Veja mais: >> Os melhores colágenos do mercado

Colágeno melhora a elasticidade da pele?

A elasticidade da pele tem relação direta com a produção de colágeno do próprio corpo, não estando relacionada, diretamente, com o consumo de colágeno hidrolisado. Porém, o consumo do colágeno hidrolisado está diretamente ligado com a saúde óssea e cartilaginosa, principalmente após os 30 anos, quando o metabolismo da substância começa a reduzir.

Como tomar colágeno, vale a pena?

O uso do colágeno hidrolisado, orientado por profissionais adequados, pode colaborar com a prevenção lesões articulares, a melhora dos rendimentos em treinamentos de resistência e força, e, ainda, a redução de processos inflamatórios que podem potencializar o estresse metabólico e gerar envelhecimento precoce.

A melhor forma de consumo vai estar ligada à cada condição e situação, sendo assim, melhor orientada pelo profissional nutricionista, no entanto, existe consenso que a melhor absorção é feita em conjunto com a vitamina C.

O uso de colágeno hidrolisado é de relevância para resultados à longo prazo, com consumo regular e tendo em vista que seus benefícios são muito mais voltados para fatores de saúde do que de estética.

Benefícios do Colágeno:

  • Melhora, significativa, em casos de dor articular
  • Redução dos processos inflamatórios
  • Inibição de radicais livres que promovem o envelhecimento precoce
  • Redução dos riscos de osteoporose e lesões musculares por esforço

Colágeno hidrolisado tipo 1 e 3, qual a diferença? 

A principal diferença entre os tipos de colágeno, está no processo de produção. Suas diferenças acabam impactando na absorção e, ainda que hajam diversas explicações sobre a ligação dos tipos com o processo de formação de tecidos específicos, como já vimos nesse artigo, não é bem assim.

Como o processo de produção é diferente, cada tipo será indicado para uma forma de consumo diferente e de acordo com a necessidade de cada um.

Veja mais: >> Os melhores colágenos do mercado

Principais Fontes Naturais de colágeno:

Como já descrito acima, existem fontes naturais de colágeno. Além disso, pudemos aprender que o próprio corpo produz o seu colágeno para satisfazer as necessidades individuais à partir da recombinação de moléculas adquiridas na digestão de alguns alimentos proteicos e com a presença de vitamina C.

Algumas das principais fontes de colágeno natural são:

  • Alimentos ricos em proteínas – ovos, leite, carnes…
  • Alimentos à base de cartilagem e algas, como gelatinas;
  • Alimentos vegetais de cor escuras;
  • Sementes e cereais – linhaça, chia…

Colágeno hidrolisado em pó ou em cápsulas, qual o melhor? 

Como já explicado na área sobre os tipos 1 e 3, a forma de apresentação também vai ser indicada conforme a necessidade de cada um. Aqui, também entram critérios como o tipo de treino e modelo alimentar seguido pelo usuário.

Colágeno hidrolisado, qual a melhor marca?

Quando o assunto é marca, costumo dizer que as melhores são àquelas que estão certificadas pela agência regulamentadora e testadas pelos centros de verificação de qualidade. Não existe uma marca correta, porém, existem marcas que não possuem boa qualidade de produto.

Vale a pena verificar sobre os testes e resultados junto à órgãos como o INMETRO e  ANVISA. 

Veja mais: >> As melhores marcas de colágenos do mercado

Efeitos colaterais no abuso do uso de Colágeno?

Ainda não existem estudos que correlacionem o consumo elevado de colágeno com algum efeito colateral. Porém, existem observações de relatos de usuários. Partindo do princípio que colágeno é uma proteína, podemos levar em consideração a dificuldade de digestão, que pode causar azia, má digestão, refluxo e irritação estomacal.

Esses efeitos são reduzidos com a revisão da dose e mudança de horários, assim como, o já recomendado consumo concomitante de vitamina C.

Colágeno hidrolisado preço e onde comprar?

O suplemento de colágeno pode ser encontrado, em seus vários formatos, em farmácias e lojas de suplementação como na GMM Suplementos, com valores à partir de R$19,96.

Compare o preço de alguns colágenos abaixo:


Colágeno 1

COLLAGEN POWDER (300G) – INTEGRALMÉDICA

Colágeno 2

COLAGEN 500 (100 CAPS) – MAX TITANIUM

Conclusão:

A suplementação com colágeno é eficiente para recuperação de tecidos cartilaginosos e melhora das características da pele e conjuntivas, desde que consumida adequadamente sob acompanhamento de profissional nutricionista.

 

REFERÊNCIAS:

Gottlie MGV, Carvalho D, Schneider RH, Cruz IBM. Aspectos genéticos do envelhecimento e doenças associadas: uma complexa rede de interações entre genes e ambiente. Rev Bras Geriatr Gerontol, 2007.

Staines KA, Pollard AS, Mcgonnell IM, Farquharson C, Pitsillides AA. Cartilage to bone transitions in health and disease. J Endocrinol, 2013 

Montilla RNG, Aldrighi JM, Marucci MFN. Relação cálcio/proteína da dieta de mulheres no climatério. Rev Assoc Med Bras, 2004 

Bruyère O, Zegels B, Leonori I, Rabenda V, Janssen A, Bourges C, Reginster JY. Effect of collagen hydrolysate in articular pain: A 6-month randomized, double-blind, placebo controlled study. Complement Ther Med, 2012

Facebook Comments

Douglas

Douglas é fundador do GanharMassaMuscular.net e do GMM Suplementos. A missão do blog que pertence à GMM Suplementos é ajudar as pessoas a assumir o controle de sua saúde e aptidão, seguindo um estilo de vida saudável e agradável que não só lhes dá o corpo que sempre quis, mas permite-lhes viver uma vida longa, vital, livre de doença. Todos os artigos do Ganhar Massa Muscular são publicados por profissionais da área e antes, são estudados e pesquisados por fontes cientificas e por métodos utilizados por atletas. Tudo isso para ajudar você, praticante amador ou profissional a conquistar os seus objetivos.

Website: https://www.ganharmassamuscular.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *