Os benefícios da postura correta para a hipertrofia muscular

Durante grande parte de nossa existência, nos adaptamos a um ambiente bastante diferente do qual vivemos hoje. Agora, ao invés de andarmos, dirigimos. Ao invés de comermos produtos naturais, comemos os industrializados. Ao invés de reagirmos ao estresse com movimentação, reagimos com estagnação.

Estes são os tipos de questões mais influentes para a saúde humana. Mas, e a postura correta?  Por que ela é importante?

Os benefícios relacionados a uma postura correta:

1# DOR

postura-correta

A maioria da população possui dor em alguma de suas articulações, e isso persiste até mesmo após procurarem um médico. Estranho, não é? A resposta é simples. Medicamentos utilizam-se de substâncias que aliviam as dores, porém, sempre por tempo determinado e não fazem com que o indivíduo posicione seu corpo corretamente, fazendo com que sua musculatura continue tensa e encurtada. Neste caso, a dinâmica da postura correta, pode sim, aliviar a dor.

Alinhar sua postura em uma posição ideal elimina as tensões dos músculos do core (músculos abdominais, da região lombar, pelve e quadril) e da coluna vertebral, aliviando consequentemente a pressão exercida em seus discos, onde causa a dor muscular periférica.

2# ESTRESSE

stresse

Você consegue relaxar seu corpo após um dia estressante de trabalho ou estudos? Ao receber broncas do seu chefe? E ao sentir dores? Acredito que a resposta para essas perguntas, seria “não”, correto?

Ao observar o estilo de vida atual da sociedade, cada vez mais os profissionais reconhecem que o estresse é um dos principais causadores das doenças crônicas que causam problemas ao corpo.

Ao sermos continuamente bombardeados com situações estressantes, liberamos em nosso organismo um hormônio chamado cortisol e ele é o grande vilão para aqueles que buscam aumentar sua massa muscular, pois sua função é destruí-la. Mas, não é só isso. Além de acarretar doenças, o estresse também é um dos fatores responsáveis pela diminuição significativa da libido, pois quanto menos o corpo conseguir regular o estresse, maiores problemas ele terá em relação ao desempenho sexual.

Ao adquirir bons hábitos posturais, o corpo será capaz de transmitir a resposta ao estresse igualmente por todo o sistema, o que o tornará mais resistente e melhorará todas as suas funcionalidades.

3# ESTÉTICA

postura-correta

Ter uma postura correta também é fisicamente atraente. Um corpo com boa dinâmica postural, terá igual proporção da musculatura em toda sua extensão. A simetria mostrou-se uma grande aliada da atratividade.

Ao aprender como ativar seus músculos de forma correta, seu corpo parecerá mais torneado e, ao mesmo tempo, manterá sua coluna estável e na posição ideal.

4# FLEXIBILIDADE

Muitas pessoas acreditam que são flexíveis, porém, ainda possuem desequilíbrios que as tornam inflexíveis em determinadas áreas. Independentemente do alongamento e da atividade física, ainda é muito provável que a maioria das pessoas tenham músculos tensos.

Uma vez que estes músculos tensos são relaxados, os movimentos serão mais ágeis, tanto em um movimento diário, como para praticar sua atividade física favorita.

5# SONO

Ao adotar uma postura correta, nosso corpo consequentemente ficará menos tenso, cansado e estressado, o que permitirá que a musculatura fique mais relaxada, e trabalhe por igual durante as atividades do dia a dia, levando à uma melhor noite de sono.

Quando vamos para a cama tensos, irritados ou até mesmo com dores, não conseguimos “desligar” totalmente nosso corpo e é nessa hora em que temos nossa produção hormonal comprometida, pois alguns hormônios são produzidos durante o sono.

Você já deve ter ouvido falar a respeito de um hormônio chamado GH, mas, sabe quais são algumas de suas funções?

Ele é o grande aliado dos atletas, pois permite uma melhora significativa no aumento da massa muscular.

Chamado de “hormônio do crescimento”, o GH implica diretamente na melhoria da saúde, pois além de ajudar a manter o tônus muscular, também evita o acúmulo de gordura, melhora o desempenho físico e combate a osteoporose.

Além do GH, também temos a latina, o hormônio capaz de controlar a saciedade que também é liberado durante a noite.

Note que, pessoas que demoram mais a dormir, também possuem o hábito de “assaltar” a geladeira durante a madrugada.

Isso se dá devido a carência desse hormônio no organismo, pois ao permanecerem acordadas por períodos superiores ao recomendado,produzem menores quantidades de latina. O resultado encontrado é que o corpo sente necessidade de ingerir maiores quantidades de carboidratos, impulsionando o aumento da gordura corporal.

Uma noite mal dormida reduz o tempo de sono profundo e, em decorrência disso, sua produção de hormônios reguladores de massa magra e massa gorda.

6# HIPERTROFIA

a-postura-correta-influencia-na-hipertrofia-muscular

Você sabia que a postura correta também influencia na hipertrofia muscular?Quando você usa uma roupa pequena e apertada, consegue ter a liberdade necessária para movimentar-se como deseja e/ou como precisa? Acredito que não. É o que acontece com os músculos.

Ao se deparar com um encurtamento, as fibras musculares não são capazes de alongar-se para atingir sua máxima amplitude de movimento. E sabemos que para um trabalho muscular mais eficiente, devemos dar prioridade à amplitude de execução, pois quanto mais completo for, melhor o trabalho e, consequentemente, melhor o resultado.

Uma musculatura alongada e relaxada, tem a capacidade de desenvolver-se melhor e mais rápido. Isso ocorre porque ao executar as contrações concêntrica e excêntrica, o músculo não encontrará nenhum tipo de dificuldade e terá seu trabalho melhor realizado.

Note que pessoas que possuem uma postura mais correta, conseguem executar melhor seus movimentos, como também, possuem uma melhor consciência corporal, ou seja, atingem facilmente o grupo muscular desejado.

A PRÁTICA DA POSTURA

Para colocarmos em prática tudo já visto acima, serão necessários alguns ajustes na sua maneira de posicionar-se.  Mas, antes disso, darei um exemplo bem simples, que o fará entender melhor todos os passos a serem seguidos.

Você já deve ter ouvido falar que, antes de erguer uma construção, é necessário construir sua base, correto?  O mesmo aplica-se à nós.

Então, vamos começar!

Primeiramente, alinhamos nossa base, ou seja, nossos pés. Os pés devem estar sempre alinhados, de forma paralela, e o peso do corpo, colocado nos calcanhares, assim evitamos possíveis dores ao longo do corpo futuramente.

Após alinhá-los, deveremos observar se os joelhos estão na mesma linha, se ainda não estão, coloque-os, porém, sem fazer com que seus pés saiam da posição que tomaram.

Partimos para o quadril, essa região merece mais atenção, pois dependerá de seu posicionamento atual para fazermos a correção. Há dois tipos mais comuns de erros posturais relacionados ao quadril. Para identificá-los você deverá localizar sua crista ilíaca, ou melhor, os dois ” ossinhos pontudos”  abaixo do seu umbigo.

  • Quadril antevertido: é a projeção da crista ilíaca anterior para baixo,  deixando o individuo com o famoso “bumbum arrebitado” , e com uma curva acentuada na região lombar. Para correção, é necessário que o individuo tente abaixá-lo, de forma a tirar ou diminuir a curva presente na coluna lombar.
  • Quadril retrovertido: é a projeção da crista ilíaca superior para baixo, fazendo com que o bumbum fique “caído”. Pessoas com quadril retrovertido têm dificuldade em empinar o bumbum. Para corrigi-lo, é necessário que o individuo faça o máximo possível para empinar o bumbum, porém, sem usar a região lombar como auxílio.

Fazendo a correção, passamos para a região abdominal. Já ouviu a expressão usada por militares: ” Peito pra fora, barriga pra dentro” ? É o que faremos.
Você irá murchar, sua barriga, e consequentemente, a região peitoral irá se abrir. E por fim, a região do pescoço, e da cabeça. Sempre olhando para frente, deve manter seu queixo abaixado, mas não levando a cabeça junto. Para ficar melhor ,faça o seguinte: olhe para frente e encontre um ponto fixo.

Agora, abaixe levemente seu queixo até que sua cabeça esteja reta, e sem que perca a visão do ponto escolhido.

Na imagem abaixo, poderá comparar sua imagem corporal antes e após as correções.

postura-corporal

EXERCÍCIOS BENÉFICOS PARA A POSTURA

Falamos dos benefícios de uma boa postura,e também, de como obtê-la, mas agora, falaremos de exercícios voltados para sua correção e manutenção.

Provavelmente, você já deve ter visto, ou até ouvido falar de um exercício chamado “prancha isométrica“, um exercício bem simples, e muito eficaz para alcançar o objetivo proposto.

Esse nome se dá devido ao fato de o indivíduo tentar se posicionar da forma mais reta e correta possível. Nesse exercício, há o agrupamento de  todas as correções posturais já realizadas por ele, o que aumenta seu grau de dificuldade.

Abaixo, podemos entender com mais facilidade.

postura-corporal

CONCLUSÃO

Para um estilo de vida melhor e mais saudável, devemos ficar atentos não somente ao que comemos, ou com qual intensidade e frequência praticamos atividade física, mas também, com a maneira com que nos posicionamos, nos movimentamos, e agimos em relação aos sinais que nos são dados pela nossa máquina mais poderosa.

Em decorrência de possuir uma musculatura alongada e uma postura correta, tarefas como varrer a casa, escovar os dentes, colocar os sapatos, subir e descer escadas, se tornarão mais fáceis e rápidas de serem realizadas , o que diminuirá o cansaço, e permitirá um melhor e maior aproveitamento do seu dia.

Mantenha uma boa postura. Seu corpo agradece!

Raphaela Pereira

Formada em Educação Física e Pós Graduada em Fisiologia do Exercício e Prescrição do Exercício.
Atua nos campos de treinamento resistido, treinamento funcional, reeducação postural e reabilitação física através de exercícios funcionais e/ou resistidos, e técnicas específicas.

Website:

    Comentários no Facebook