Dicas para baixar o percentual de gordura

Baixar o percentual de gordura não é uma tarefa fácil, sabia? Muitas vezes nos emprenhamos e acabamos estacionando em algum lugar, sem saber o porquê. Isso desmotiva e entristece.

Embora nutrólogos e nutricionistas possam desvendar o mistério do súbito impedimento de resultados, se tornam uma opção um pouco cara ou demorada, através de planos de saúde e, por isso, acabam não sendo uma boa ideia inicial.

Quem tem o dia a dia ativo ou está começando, tem a tendência de precisar ver resultados constantemente e, principalmente, baixar o percentual de gordura.

Não conseguir ver esses resultados é motivo de muito descontentamento e estresse e, por isso, pensando em você, separamos algumas dicas pra te ajudar a baixar o percentual de gordura, ok?

  1. Combine exercícios e dietas

 

Sim, já sei que você faz isso, mas, que tal abordar de maneira diferente? Combine exercícios intensos e faça uma dieta rica em gorduras boas (abacate, por exemplo) e baixa em carboidratos?

Mas, calma. Não precisa recorrer às dietas radicais ou da moda que vão prejudicar o que você já conquistou até agora. Uma boa opção é estudar o seu cardápio. Quantifique carboidratos, gorduras, calorias e as proteínas que estão comumente no seu prato para baixar o percentual de gordura. Você varia?

Nossa primeira ideia para baixar o percentual de gordura é reavaliar todo o seu cardápio e intensificar seu gasto de energia. Proteínas magras ajudam a acelerar o metabolismo e proporcionam saciedade. Dê preferência a:

  • Ovos cozidos;
  • Peitos de frango sem pele;
  • Carnes magras (lagarto, patinho, coxão mole, maminha, coxão duro, etc);
  • Peixes;
  • Queijos;
  • Laticínios desnatados ou naturais;
  • Derivados ou proteína de soja;

Em relação aos exercícios de escolha para baixar o percentual de gordura, a recomendação é o HIIT, que está ficando cada vez mais famoso e virando uma escolha muito interessante e revigorante.

  1. Varie

 

Entenda que seus músculos também pesam e, por isso, a balança não deve ser levada tanto em consideração. Para baixar o percentual de gordura, foque-se no gasto energético. É matemática simples: faça exercícios que queimem mais calorias do que você consome.

Varie suas atividades em intensidade, frequência e tempo de atividade. Busque alternativas com alto gasto energético e as pratique com frequência, principalmente as que mais te agradam.

Para baixar o percentual de gordura, saia da rotina. Não repita os mesmos exercícios ou a mesma alimentação o tempo inteiro. Troque suas refeições, faça séries e exercícios que trabalhem grupos diferentes sempre e não deixe seu corpo se adaptar.

Uma boa sugestão é optar por novos aplicativos que possuem treinos diferenciados – e até gratuitos – para o corpo inteiro, sem adição de pesos. Eles funcionam como uma espécie de cardio e dão bons resultados a curto e longo prazo.

Crie uma rotina completamente diferente e crie uma espécie de periodização de treinos para baixar seu percentual de gordura. Tente fazer do seu corpo um aliado forte.

  1. Não passe fome

Sei que disse que você precisa gastar mais calorias do que consome, mas, você não deve radicalizar. Existem muitos exercícios com gastos calóricos imensos voltados para baixar o percentual de gordura. Os níveis avançados de dança é um deles, por exemplo.

Pra ser sincero, conheço alguém que come meia porção de salada e um filé de frango nas refeições principais e no lanche apenas algumas oleaginosas. Além disso não ser saudável, não traz resultados.

Comer de menos pode ser fatal para o organismo, principalmente quando falamos em nutrição, que é super importante para manter o corpo funcionando.

O ideal é sempre buscar uma nutricionista que alie seu cardápio ao seu objetivo real e te acompanhe à longo prazo mensalmente. Se você não tem poder aquisitivo para isso agora, que tal optar pelos profissionais em formação em instituições de ensino superior?

Não há vantagem em ingerir menos comida. Seu percentual de gordura não vai baixar, ok? Você só vai adaptar seu organismo ao estado de emergência e fica por isso mesmo. Você pode consumir menos calorias se optar por um cardápio com muitas fibras – contanto que beba água – e proteínas.

  1. Durma bem

Sim, dormir. Seu estilo de vida está totalmente atrelado aos seus resultados. Se, nesses dias, você não dorme ou come direito, isso reflete negativamente no seu resultado.

Dormir demais pode desacelerar seu organismo. Dormir de menos pode desregular funções básicas e levar o corpo a um estado de emergência e retenção de líquidos e depósitos de gordura.

Para baixar o percentual de gordura é preciso dormir entre 7 e 8 horas por dia. Caso contrário, os hormônios leptina e grelina, responsáveis respectivamente pela satisfação e estímulo do apetite, ficam desregulados e a famosa expressão “como tanto que nem vê” vira parte do dia a dia.

  1. Beba muita água

Você já deve ter ouvido falar que beber água emagrece e, consequentemente, baixa o percentual de gordura significativamente, certo? É verdade. Ao beber água, você elimina toxinas, inibe fome e beneficia órgão, cabelo, pele e unhas.

Esse passo é muito importante não só do ponto de vista fisiológico, mas, também para aderir a uma rotina. Se você come três, cinco ou seis vezes ao dia, tudo vai depender do seu organismo. Mas, se você não bebe água o suficiente, pode confundir a sensação de sede com fome ou gula.

Isso acontece principalmente quando sentimos a necessidade ou vontade de algum alimento em específico que está fora da dieta. É muito importante não só manter os 2 litros ou mais diários de água como hidratar-se sempre antes, durante e após as atividades físicas, se seu objetivo é baixar o percentual de gordura.

Entenda o seguinte: é necessário beber água até mesmo quando não sentimos sede. Quando esse sentimento aparece, já estamos muito desidratados. Com a desidratação, você retém líquido e torna-se um desafio baixar o percentual de gordura.

  1. Seja razoável

 

Se você está pronto para criar uma nova rotina com foco em baixar o percentual de gordura, estabeleça metas e objetivos realistas para cumpri-los aos poucos. Metas mensais com objetivos semanais devem bastar. Resista às tentações do dia a dia e volte com um sorriso vitorioso para casa em todos os dias.

Mas, cuidado. Nada de querer emagrecer 10 ou 20 quilos para aquele casamento no fim de semana ou para ter um “corpo de praia” pra sair com os amigos. Baixar o percentual de gordura requer paciência, principalmente se você estacionou.

Até porque, se você cria uma meta impossível de se alcançar e, realmente, não a alcança, é muito provável que você desista de chegar ao seu objetivo inicial: baixar o percentual de gordura e emagrecer com saúde, certo?

  1. Suplemente

Existem muitos suplementos hoje, que podem auxiliar no seu objetivo de baixar o percentual de gordura. Eles vão desde termogênicos a auxiliares de síntese de proteína e construção de força.

Inicialmente, você pode começar apostando em termogênicos não só para baixar o percentual de gordura como também para aumentar o gasto calórico. Esses camaradas aceleram o metabolismo, queimam calorias à longo prazo e diminuem mais do que o suficiente o percentual de gordura.

Se houver possibilidade, por que não fazer combinações? Junto ao termogênico, você pode usar o Whey Protein ou suplementar creatina e arginina, por exemplo. Para baixar o percentual de gordura são necessárias estratégias diferentes quase sempre.

Dificilmente você vai conseguir baixar o percentual de gordura. Concomitantemente, esse resultado aparece juntamente ao ganho ou diminuição de massa muscular através de treinos e dieta.

  1. Invista em ser ativo

 

Acima de tudo o que já foi citado, se você quer mesmo baixar seu percentual de gordura, você deve aprender a ser criativo. Brinque bastante, deixe seu corpo em constante movimento, mesmo que você só trabalhe em frente a um computador.

O movimento, por si só, é muito importante e precisa ser realizado para a manutenção das ações do dia a dia. Sem ele, é muito fácil deixar de fazer movimentos simples que eram rotina antigamente.

Sua prioridade não deve ser só baixar o percentual de gordura, como também manter-se saudável a todo o momento e a todo o tempo. Isso contribui, passivamente, mesmo que você não queira, a chegar no seu objetivo.

  1. Mude de nutricionista, se possível

Se sua dieta não está dando resultados, não há vergonha ou medo de mudar de profissional. Isso não quer dizer que ele não seja capaz, mas, que sua área não está bem por aí.

Após formados nutricionistas, esses profissionais divergem para as mais diversas áreas como a hospitalar e a esportiva, por exemplo. Dê preferência a um profissional pós-graduado em nutrição esportiva, se seu objetivo é competir ou só baixar o percentual de gordura.

Essa troca é essencial não só por causa da manutenção das trocas constantes de dieta, como também para que você adquira um maior conhecimento acerca do seu organismo e como ajuda-lo a atingir o seu objetivo. 

  1. Aprenda Sempre

Evite acreditar em tudo aquilo que um ou outro blogueiro diz ou basear-se em suas dietas. Todos nós temos metabolismos que funcionam de maneira diferente e condições individuais que nos diferenciam dos demais.

Com isso, quero dizer que fulaninho pode estar fazendo uma dieta x porque tem diabetes, hipertensão ou até doença renal crônica, por exemplo ao mesmo tempo em que malha e foca em baixar o percentual de gordura.

Para fazer uma dieta, são necessários exames sanguíneos, medição por todo o corpo e uma alimentação 100% condizente com sua faixa etária, condição individual e realidade financeira.

Dietas não são caras. Para não ser enganado e atingir seu objetivo de baixar o percentual de gordura, estude sempre e pergunte bastante para o seu nutricionista tudo aquilo que te afligir e gerar alguma dúvida.

  1. Consuma nutrientes que ajudem a baixar o percentual de gordura

Para o bem ou para o mal, os músculos demoram a ser construídos e, em alguns casos, vão embora junto ou ainda mais rápido que os depósitos de gordura. Para manter a massa muscular, é essencial que alguns nutrientes sejam consumidos para servir esse propósito.

Além das carnes vermelhas magras, existem diversas outras opções capazes de fornecerem nutrientes e contribuírem mais do que o suficiente para o seu objetivo de baixar o percentual de gordura. Dentre eles, podemos citar:

  • Ovos cozidos;
  • Peito de frango sem pele;
  • Carnes com baixo índice de gordura;
  • Peixes e frutos do mar (moderadamente ou contraindicados para alérgicos);
  • Queijos pouco gordurosos (ricota, cottage ou minas);
  • Laticínios desnatados (iogurtes, leites e derivados de castanhas – veganos);
  • Proteína ou produtos a base de soja;
  • Ácidos graxos essenciais como Ômega-3 e Ômega-6, encontrados em peixes de cor (sardinha, salmão, truta, etc), óleos com base em soja, sementes (linhaça e chia, por exemplo), oleaginosas em geral (amendoins, castanhas do Pará ou de Caju, nozes, etc) e ovos.
  1. Não ultrapasse a porcentagem ideal recomendada

Claro que baixar o percentual de gordura corporal é ótimo tanto do ponto de vista estético como saudável. No entanto, existem limites que precisam ser respeitados para evitar certos problemas de saúde.

O nível de percentual de gordura corporal não deve ser menor que 8% em homens e 15% em mulheres, mas, esse número é relativo e leva em consideração idade e estatura.

Não é saudável manter um percentual de gordura extremamente baixo. A gordura é essencial para a sobrevivência e está muito associada ao aquecimento fisiológico normal do corpo e reservas de energia.

Embora baixar o percentual de gordura não esteja intimamente relacionado com a massa magra, é essencial que esse passo seja realizado numa dieta convencional.

 Mas afinal, o que melhor funciona?

A maioria das pessoas foca em peso na balança, medidas de perímetro, gordura localizada e tamanho de braço e perna, por exemplo. Esses itens são importantes para saber exatamente o que você quer mudar no seu corpo, mas não são tão importantes na hora de baixar o percentual de gordura.

O percentual de gordura é difícil de calcular e de acompanhar sua evolução. O ideal é procurar profissionais capacitados e realizar todos os testes devidos para acompanhar o nível do percentual de gordura todos os meses.

Com dieta, treino, descanso, evitando as tentações e vivendo o dia a dia sem alterações de humor muito variantes, é possível chegar a seu objetivo, independente da idade.

Facebook Comments

Douglas

Douglas é fundador do GanharMassaMuscular.net e do GMM Suplementos. A missão do blog que pertence à GMM Suplementos é ajudar as pessoas a assumir o controle de sua saúde e aptidão, seguindo um estilo de vida saudável e agradável que não só lhes dá o corpo que sempre quis, mas permite-lhes viver uma vida longa, vital, livre de doença. Todos os artigos do Ganhar Massa Muscular são publicados por profissionais da área e antes, são estudados e pesquisados por fontes cientificas e por métodos utilizados por atletas. Tudo isso para ajudar você, praticante amador ou profissional a conquistar os seus objetivos.

Website: https://www.ganharmassamuscular.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *