USO DE SUPLEMENTAÇÃO: IMPACTOS ESTÉTICOS E DE SAÚDE

  O uso de suplementos, que teve seu ápice nos últimos 10 anos para os praticantes desportivos, vem decaindo no momento atual. O intuito inicial de ganho de massa magra e aumento dos rendimentos, para praticantes de academia e outras atividades relacionadas, pode ter desfocado a grandiosidade e amplitude da utilização dos produtos.

  Suplementos, que são produtos destinados a aumentar as doses de
nutrientes, vitaminas e minerais, assim como, os carboidratos e aminoácidos, tem, além dos objetivos estéticos, o potencial de colaborar com a manutenção da saúde.

L-carnitina:

  A L-carnitina, por exemplo, utilizada, largamente, para a redução da
adiposidade abdominal, tem sido analisada pela sua capacidade de mobilizar o triglicérides do tecido adiposo de reserva. No entanto, estudos têm demonstrado que sua utilização pode promover benefícios para indivíduos com problemas renais e hepáticos, doenças do miocárdio e até mesmo a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).

> Comprar L-carnitina

Creatina:

  Outro suplemento de uso em academias e no mundo esportivo, é a Creatina.

  Um tanto quanto temida por mulheres e alguns homens, promete o aumento de volume do tecido muscular, com a advertência da retenção de líquidos corporais.

  O que não se leva em consideração, é o mecanismo de dilatação dos tecidos musculares, que são formados por, em média, 70% de água, possibilitando aumento da absorção de nutrientes que favorecem a hipertrofia à longo prazo, além de proporcionar melhora dos rendimentos em atividades de explosão, uma vez que a creatina é um fonte de energia do tecido muscular para os primeiros momentos da prática de algumas atividades, como corrida de curtas distâncias e natação.

  Outros benefícios da creatina:

  São notados em estudos com idosos, favorecendo a redução da perda de massa óssea, reduzindo a osteoporose e, consequentes, fraturas.

> Comprar Creatina

Whey Protein:

  O terceiro suplemento do “tripé” é a proteína do soro do leite, conhecido
comumente, com whey protein. Este suplemento, um dos mais utilizados a nível nacional, tem a fama de aumentar a possibilidade do ganho de tecido muscular, porém, além disso, pode estar ligado à uma melhora da microbiota intestinal, sendo fator protetivo inicial do sistema imunológico, melhorando a absorção de nutrientes da dieta e prevenindo doenças como a retocolite ulcerativa e doença de Crohn.

> Comprar Whey protein

Conclusão:

  A suplementação é um mecanismo coadjuvante na prática de esportes e
desportos, sendo recomendada como complemento de uma alimentação
balanceada, podendo, até mesmo, substituir refeições em que o indivíduo não teria como realizar, para a melhoria dos rendimentos e prevenção, ou auxílio do tratamento de doenças.

  Seu uso deve ser acompanhado por profissionais qualificados e com controle periódico, tendo seus efeitos observados para prevenir possíveis desconfortos.

Por Fabíola Fernandes Soares, Bacharel em Nutrição pela Unama Universidade da Amazônia (2012-2016) – CRN10 N°6923 – Instagram da Fabíola.

Últimos Artigos do blog:

 

REFERÊNCIAS
CERRETELLI P, MARCONI C. L-carnitine supplementation in humans. The effects
on physical performance. Int J Sports Med. 1990; 11(1):1-14.
MITCHELL ME. Carnitine metabolism in humans subjects. II. Values of carnitine in
biological fluids and tissues of “normal” subjects. Am J Clin Nutr. 1978; 31(3):481-91.
BORGES, P. F. Z.; SGARBIERI, V. C.;DIAS, N.; JACOBUCCI, H. B. Produção de
concentrados de proteínas de leite bovino: composição e valor nutritivo.
BrazilianJournalFoodTecnology. v.4, n.1, p.1-8, 2001.
CLANCY, R. L., GLEESON, M., COX, A., CALLISTER, R., DORRINGTON, M.,
D’ESTE, D., PANG, G., PYNE, D., FRICKER, P., HENRIKSSON, A. Reversal in
fatigued athletes of a defect in interferon g secretion after administration of
Lactobacillus acidohilus. Br J Sports Med. v. 40, p. 351-354, 2006.
CANDOW DG, CHILIBECK PD. Potential of creatine supplementation for improving
aging bone health. J Nutr Health Aging 2010;14(2):149-53.
FELSON DT, ZHANG Y, HANNAN MT, ANDERSON JJ. Effects of weight and body
mass index on bone mineral density in men and women: the Framingham study. J
Bone Miner Res 1993;8(5):567-73.

Facebook Comments

Douglas

Douglas é fundador do GanharMassaMuscular.net e do GMM Suplementos. A missão do blog que pertence à GMM Suplementos é ajudar as pessoas a assumir o controle de sua saúde e aptidão, seguindo um estilo de vida saudável e agradável que não só lhes dá o corpo que sempre quis, mas permite-lhes viver uma vida longa, vital, livre de doença. Todos os artigos do Ganhar Massa Muscular são publicados por profissionais da área e antes, são estudados e pesquisados por fontes cientificas e por métodos utilizados por atletas. Tudo isso para ajudar você, praticante amador ou profissional a conquistar os seus objetivos.

Website: https://www.ganharmassamuscular.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *